Cotidiano

Logo após resgatar refém de Chibok, Nigéria acha mais uma estudante

NIGERIA-SECURITY_GIRLS-G402NPRPA.1.jpg

MAIDUGURI, Nigéria ? Dois dias após ter anunciado a descoberta da primeira menina resgatada das mais de 200 raptadas pelo Boko Haram em Chibok, o Exército da Nigéria anunciou a descoberta de mais uma jovem sequestrada em 2014. A primeira resgatada, Amina Ali, relatou que seis das mais de 200 meninas capturadas morreram no cativeiro, enquanto as outras estão vivas e bem ? embora sob a intensa vigilância dos extremistas em uma floresta ?, segundo ativistas. boko

O coronel Usman Sani Kukasheka, porta-voz do Exército, confirmou à BBC que mais uma menina foi resgatada, mas não forneceu maiores detalhes.

Nesta quinta-feira, Amina se encontrou com o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, enquanto cresce a esperança no país de que ela possa revelar importantes informações sobre o paradeiro das outras reféns. Escoltada pelas forças de segurança do país, ela vestiu um véu e um vestido colorido na viagem à capital Abuja.

? O resto das meninas está viva e bem, e estão sendo mantidas na floresta de Sambisa na fortificação do Boko Haram ? disse Olatunji Olarewanju, representante de uma campanha em favor do resgate das meninas de Chibok, ao ?The Independent?.

Ela foi acompanhada pela sua mãe, Binta Ali, e por outras autoridades de segurança. Ativistas relatam que ela está desnutrida e muito traumatizada. Na quarta-feira, ela finalmente reencontrou sua família dois anos após ter sido sequestrada em uma escola da cidade de Chibok.

No entanto, ela não poderá mais ver seu pai, que morreu no período em que ela foi mantida refém. Amina é a caçula de 13 irmãos, dos quais apenas três sobreviveram aos primeiros anos de vida. Seus dois irmãos atualmente moram na cidade de Lagos. Acredita-se que ela hoje tenha 19 anos, embora a sua mãe não saiba precisar sua idade.

Binta diz que pensava constantemente na sua filha perdida, que sempre a ajudava com os trabalhos domésticos.

? Ela sempre costurava suas próprias roupas ? relatou a mãe à imprensa. ? Meu filho disse que eu deveria parar de chorar. Ele me lembrou que eu não era a única mãe que tinha perdido uma filha.201605191238591766_RTS.jpg

EXÉRCITO DA NIGÉRIA VAI EM BUSCA DE REFÉNS

Amina foi encontrada em uma floresta perto da fronteira entre Nigéria e Camarões na quarta-feira. Ela caminhava para buscar lenha com um bebê, que seria seu filho, e seu marido. Ele afirma que foi capturado pelo Boko Haram, enquanto autoridades suspeitam que ele atuasse no grupo terrorista. Primeira estudante de Chibok é encontrada dois anos após sequestro

Desde que foram levadas, os parentes das vítima iniciaram uma campanha em apelo pela volta das jovens meninas com o lema “Bring Back Our Girls” (“Tragam de volta nossas meninas”, em português). O resgate de Amina aumenta as esperanças das famílias que ainda aguardam pelo dia em que poderão rever suas filhas.

O governador da província de Borno, Kashim Shettima, afirmou nesta quinta-feira que o exército da Nigéria já está se movendo em direção à floresta de Sambisa, em busca do esconderijo do Boko Haram onde estariam as outras reféns. As declarações do governador aconteceram pouco após o encontro de Amina com o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari.

? Acreditamos que nas próximas semanas conseguiremos recuperar o restante das garotas. O exército já tomou a direção da floresta ? declarou Shettima.

Cinco fatos sobre o desaparecimento das estudantes em Chibok