Cotidiano

Lobista Jorge Luz e seu filho Bruno chegam ao Brasil no sábado, diz defesa

SÃO PAULO – Os advogados de defesa dos lobistas Jorge Luz e seu filho Bruno Gonçalves Luz, informam que eles chegarão ao Brasil às 7h30 deste sábado, no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. Eles deixarão Miami às 22h25 desta sexta-feira num voo da Latam.

De acordo com a Polícia Federal, os lobistas foram presos em Miami, nos Estados Unidos, pela polícia de imigração. Os dois estavam em situação irregular no país e poderiam ser expulsos ou deportados. Como tiveram prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, na 38ª Fase da Lava-Jato, deflagrada nesta quinta-feira, pai e filho estavam sendo procurados pela Interpol e poderiam também ser extraditados, o que exigiria um processo na Justiça.

Autoridades brasileiras e americanas negociaram a situação. Segundo a assessoria do escritório Silvio e Gustavo Teixeira Advogados Associados, os dois foram abordados pela polícia e decidiram voltar espontaneamente. O advogado nega que os seus clientes tenham sido presos. Teixeira afirmou que Jorge e Bruno não estão sendo conduzidos pela polícia.

Um relatório da Polícia Federal de 2015 já alertava para risco de fuga para o exterior dos dois operadores. Bruno Luz tem dupla cidadania, brasileira e portuguesa.