Esportes

Lixo de obra, buracos no asfalto e muita poeira do lado de fora da vila

RIO – Os problemas com acabamentos de obras não se restringem à parte interna da Vila dos Atletas. Os arredores do gigantesco empreendimento de 31 prédios também deixam a desejar. E o principal problema está na Avenida Olof Palme, justamente onde fica a entrada das delegações. A poucos metros deste portal de recepção, há alguns buracos no asfalto. Um deles está com um vazamento de água.

O buraco com vazamento virou um obstáculo para um grupo de quatro atletas do Cazaquistão. Na manhã desta quinta-feira, elas estavam treinando correndo em volta da Vila, na área externa, e tiveram que saltar por cima da poça.

Além da poça e buracos no asfalto, a calçada também ainda não está pronta. Ela está quebrada em alguns pontos e não existe uma divisão muito definida entre a grama e o asfalto. Muitas placas de grama ainda estão soltas. Isso ocorre também na Avenida Salvador Allende. Todo o entorno da vila também está bastante empoeirado.

ARQUITETO É CHAMADO ÀS PRESSAS

Na parte interna da vila, as principais reclamações são sobre infraestrutura, mais especificamente nos apartamentos. Vazamento, chuveiros sem água quente, e problemas relacionados com eletricidade têm sido alvo de reclamações por parte de diversas delegações.

Desde segunda-feira, uma força-tarefa de cerca de 600 pessoas tem tentado minimizar os problemas na vila. A ex-jogadora de basquete Janeth, prefeita da vila, dissera, no início da semana, que tudo estava sendo solucionado. Mas, pelo visto, ainda há muito o que ser feito. Nesta quinta, o arquiteto brasileiro Carlos Palatnic foi chamado às pressas para ajudar a solucionar questões emergenciais no prédio da delegação holandesa. Segundo ele, até alguns fios elétricos foram instalados de maneira errada.

Na sala de mídia da vila, conectar-se à rede Wi-Fi está entre os maiores desafios para os jornalistas. Para muitos, o jeito é recorrer à rede de um dos patrocinadores da Olimpíada.