Política

Lixo com aumento em 2018

Os vereadores aprovaram, em primeira e em segunda votação, o aumento do lixo em 3,9%. O reajuste é contratual, de acordo com a Prefeitura, e prevê 7% a mais por ano para arcar com o aumento salarial da categoria dos catadores e o crescimento vegetativo da cidade. Por isso, além desta porcentagem, o Executivo soma o que será acrescido nas UFMs (Unidades Fiscais do Município) no ano que vem, que deverá ser em torno de 2,5%.

O que “estranhou” foi que, em primeira votação, o projeto foi aprovado com 12 votos favoráveis e seis contrários: Carlinhos de Oliveira, Damasceno Júnior, Fernando Hallberg, Mauro Seibert, Pedro Sampaio e Serginho Ribeiro não foram favoráveis ao projeto. Mas, em segunda votação, teve vereador que mudou de ideia e só Fernando Hallberg e Serginho Ribeiro votaram contra.

De acordo com o Executivo, a preocupação era de que, se o projeto não fosse aprovado, a administração precisaria, mesmo assim, pagar o reajuste, mas tirar essa verba de recursos livres – destinados para Saúde, Educação, por exemplo – e não ter arrecadação como contrapartida. A Prefeitura gasta R$ 34 milhões com o contrato de limpeza pública. E recebe dos cascavelenses R$ 24 milhões. O aumento de 3,9% já será repassado nos carnês de 2018.