Cotidiano

Lixo atrai animais peçonhentos

Moradores do Bairro Melissa reclamam do despejo irregular de lixo nas ruas. Segundo eles, a empresa que fez o asfalto naquela região jogou restos de resíduos sólidos, galhos, folhas e recicláveis ao lado das casas que ficam próximas a uma área de invasão.

“Funcionários da empresa disseram que iam retirar o lixo assim que terminassem a obra. Mas, ela já acabou e essa sujeira está aqui ainda”, relata a moradora Andressa Cristina Monteiro. Ela diz ainda que todo esse entulho tem atraído animais peçonhentos como escorpião, lacraias, aranhas e até cobras. “Na semana passada, o cachorro da minha família morreu depois de levar uma picada de cobra. A gente tem certeza que esses bichos aparecem por causa dessa sujeira”, afirma.

A Prefeitura de Cascavel foi procurada pela reportagem para prestar esclarecimentos sobre a conduta da empresa que executou o serviço ao município, porém, não respondeu até o fechamento desta edição.

De onde eles vêm

Cada espécie de animal tem seu lugar preferido para aparecer. Segundo o enfermeiro da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Marcelo Furtado, o escorpião, por exemplo, pode ser encontrado em tijolos, folhas, madeiras e lixo. Já a aranha, costuma andar nos quintais em meio às plantas (no caso da armadeira) e também dentro de casa (aranha-marrom). As serpentes, por sua vez, se escondem nas matas e próximas a lagos e riachos. “Como em Cascavel há alguns parques, é preciso ter cuidado nesses pontos também”, comenta Furtado.

O aparecimento dos animais peçonhentos inicia entre setembro e outubro, com maior pico de dezembro a março devido à chegada do verão. Porém, por conta do veranico, as primeiras notificações na regional foram registradas ainda em agosto.