Cotidiano

Lixão às margens da Avenida Piquiri incomoda moradores

Quantidade de lixo acumulado impressiona quem passa pelo local

Cascavel – O descaso com o meio ambiente e a falta de preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti estão escancarados às margens da Avenida Piquiri, próximo ao Loteamento Barcelona, perto do acesso à PR-180, na região Norte de Cascavel.

A quantidade de pneus com água acumulada impressiona, assim como as peças de televisores, roupas, malas, vasos sanitários, isopor, gesso, resíduos de construção civil, móveis e muito lixo doméstico.

“Não sabemos quem jogou o lixo aqui, mas com certeza são pessoas que vêm no fim do dia ou na calada da noite para que ninguém denuncie. É um descaso total, pois foi limpo várias vezes e o povo volta a jogar lixo”, critica o aposentado João Batista.

“É uma vergonha, sou vizinha daqui e toda vez que passamos tem lixo jogado. Sem contar que às vezes têm até animal morto. É preciso que a prefeitura tome uma atitude contra essas pessoas”, cobra a dona de casa Roseli Oliveira.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Município, a multa é de 20 UFMs (Unidades Fiscais do Município), equivalente a R$ 681,60.

“O descarte de lixo domiciliar em terrenos, beira de estradas ou lotes baldios é uma aberração, pois o caminhão de coleta passa três vezes por semana recolhendo o material das residências de Cascavel. Quanto aos pneus, tem lugar para a destinação correta, mas preferem descartar em qualquer lugar”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Marcon.

“Os infratores fazem o descarte de propósito, pois sabem que o Município fará a limpeza. Como a vizinhança não faz as denúncias para identificar as placas dos veículos, não conseguimos aplicar a multa. Quando o lixo é descartado em terreno baldio, a multa vai direcionada ao proprietário do imóvel. Por conta disso temos que desviar equipes para limpar esses locais com frequência”, frisa Marcon.

(Com informações de Eliane Alexandrino)