Cotidiano

Livro 'Signos em rotação' revê os 30 anos de carreira de Alex Hamburger

RIO?Em meados do ano passado, o artista plástico e poeta visual Alex Hamburger procurou a curadora do Centro Municipal de Artes Helio Oiticica (CMAHO) para que ela o ajudasse a editar um projeto no qual ele trabalhava: o ?Doctypes?, um livro-objeto todo escrito em linguagem HTML. Aos 67 anos, Alex abriu toda sua correspondência eletrônica e a transformou num livro, como parte de uma obra mais ampla chamada ?Abjetos?, em que objetos concentrassem mensagens poéticas por si só.

? Ali percebi que Alex, este artista que trabalhou com toda a geração dos anos 80, Márcia X., Ricardo Basbaum, Xico Chaves, com artistas do grupo Fluxus, e que tem tantos trabalhos marcantes isolados, em mais de 30 anos de carreira, nunca tinha tido uma exibição individual. Em vez de editar a série dos ?Abjetos?, propus que fizéssemos uma retrospectiva de sua carreira aqui no calendário de comemorações do HO ? conta Izabela Pucu, diretora do CMAHO e curadora da mostra ?Signos em rotação?, que abriu na última semana e segue até o dia 5 de novembro. ? Alex teve uma atuação constante nessa cena, com muita carga performativa, crítica e conceitual. Fizemos juntos um trabalho de arqueologia nos acervos dele e de amigos para encontrar registros das performances, objetos e poesias visuais que resultaram desses anos, e felizmente ainda restava muita coisa.

Sugestão de Lygia pape

Além dos ?Poemas abjetos?, que comungam reflexões com seus ?Poemas objetos? (como o ?Círculo do Livro?, um calendário antigo, de manivela, que sustenta em sua giratória páginas de livros, ou ?Biscoito final?, um livro feito a partir de cream crackers encadernados, entre outros), a mostra garimpou cartas trocadas entre artistas, ?mostrando a contracorrente de um discurso que previa o retorno à pintura como um movimento hegemônico daquela geração?, como Izabela analisa no texto que abre a mostra.

Na série de poesias visuais, estão os cartazes montados por Alex com termos e palavras relidos a partir de mensagens encontradas em ruas. Entre os registros de performances, o espectador poderá experimentar a série ?Música em ação?, em que o artista transforma sugestões sonoras em intervenções vivas. Numa delas, Alex reuniu vários recados de secretária eletrônica deixados por amigos artistas durante a execução de trabalhos. Num dos excertos, soam bastante performáticas as sugestões de Lygia Pape para um trabalho de Alex: ?Alex, são só dez palavras e dez pessoas. É você quem deve decidir quem fala o quê. Te espero. Hoje não saio de casa. Um beijinho?.

Em outra parte da retrospectiva, Izabela conseguiu recuperar a única foto existente de uma performance que Alex e a mesma Lygia fizeram durante uma apresentação de John Cage, a mítica peça ?4?33???, no Rio de Janeiro em 1983. Os dois entraram no palco em dois velotrols infantis, interrompendo o silêncio proposto por Cage.

? Vendo tudo aqui reunido, fragmentos do seu processo criativo, as obras, fotos, as performances, fica muito clara a proximidade de Alex com uma herança de Marcel Duchamp e da vanguarda dadaísta, especialmente se pensarmos a arte conceitual dos anos 70, mas também de poetas como Baudelaire, Ezra Pound e Artur Rimbaud. E a maneira pela qual ele atualiza essa herança ? avalia a curadora.

A mostra é um dos carros-chefes das comemorações de 20 anos do CMAHO, que ganhou ainda uma nova logomarca, uma instigante placa à entrada ? ?Entre, é público, é de graça? ? e uma instalação permanente intitulada ?Linhas do tempo?, que decalca a história do centro cultural do espaço nas paredes do edifício neoclássico.

? Este centro é muito importante para a constituição de um meio para a arte contemporânea no Rio. Assim como o MAC, em Niteroi, que também tem 20 anos, se pudermos comparar. Entre tantos marcos, foi aqui que houve a primeira exposição da Mira Schendel no Rio, é aqui que está abrigada a única instalação permanente do Richard Serra na América Latina ? listou Izabela.

Onde: Centro de Artes Helio Oiticica (Rua Luís de Camões, s/n, nos mezaninos). Quando: Até o dia 5 de novembro. Quanto: Grátis. classificação: Livre.