Cotidiano

Livro revela mensagem de Mussolini enterrada para o futuro

MonolitoMussolini.jpg

RIO – Um texto escondido sob um obelisco em Roma revela novos detalhes do regime fascista de Benito Mussolini e como desejava ver visto pelas futuras gerações.

Escrito em latim em um pergaminho, o texto está enterrado com moedas de ouro na base do Obelisco de Mussolini no complexo esportivo Foro Italico, em Roma. É uma eulogia da ascensão do fascismo italiano e das realizações do governo até o ano de 1932. Sua existência foi esquecida pela história até agora, quando foi descoberta por dois pesquisadores que agora publicam um livro sobre sua história.

O original ainda está enterrado sob o monumento de 300 toneladas de pedra. Bettina Reitz-Joosse e Han Lamers traduziram e estudaram o em arquivos esquecidos por décadas em bibliotecas de Roma. Eles juntaram o que acreditam ser uma versão precisa do texto, reproduzido e analisado no livro “The Codex Fori Mussolini”, agora publicado nos EUA e na Europa.

“Não era algo feito para o público contemporâneo. O obelisco sim, mas o texto não. Era para um público no futuro remoto”, diz a doutora Reitz-Joosse à BBC.

Segundo ela, na época os fascistas haviam feito várias descobertas arquelógicas da Era Romana.

“Desenterrando as ruínas, eles pensaram em como criar suas próprias versões autorizadas de seus feitos paras as gerações futuras, sua própria História”, diz ela.

Mussolini_crop.jpg

‘Um novo imperador’

O texto é um elogio funerário de 1.200 palavras, escrita por um estudioso clássico, Aurelio Giuseppe Amatucci e dividida em três partes. A primeira é uma história geral das realizações do fascismo e da ascensão de Mussolini. Descreve a Itália como estando na beira do desastre após a Primeira Guerra Mundial, sendo resgate pelo líder, “que regenerou o paós através de suas visões e determinação sobre-humanas”.

“O texto apresenta Mussolini como um novo tipo de imperador romano mas também usa linguagem bíblica para dizer que é o salvador do povo italiano”, diz o doutor Lamers.
A segunda parte é sobre a Organização da Juventude Fascista (o obelisco foi construído em sua sede) e os programas para a juventude do regime. A terceira é sobre a construção do Foro Italico – então conhecido como Foro Mussolini – a construção do obelisco.

Junto do texto está uma medalha com Mussolini representado como herói, com sua cabeça coberta com uma pele de leão.

A ironia da queda

A ironia contida na criação do texto é que sua descoberto pelo futuro é prevista na queda do obelisco, logo, na queda do fascismo. O regime estava imaginando seu próprio declínio quando fez esse projeto, dizem os pesquisadores.

“O texto ainda está lá e não podemos acessá-lo. Tudo que podemos fazer é estuda-lo e analisar suas estratégias de manipulação – problematizá-lo para que não possa passar adiante sua mensagem sem impedimentos”, diz a doutora Dr Reitz-Joosse.