Cotidiano

Livro reúne tiradas ácidas de Putin

FRANCE-RUSSIA-PEOPLE-AFP-YEAR2015MOSCOU ? Algumas das tiradas mais ácidas do presidente russo, Vladimir Putin, foram reunidas por seus apoiadores em um livro, e cópias foram enviadas ao Kremlin, promovendo como o presente de fim de ano ideal para autoridades patrióticas. A obra, intitulada ?As palavras que estão mudando o mundo?, é a expressão mais recente de admiração de fãs que veem o líder como o salvador da Rússia moderna, e irá se juntar a uma série de produtos inspirados em Putin ? de perfumes a vodka.

?Começamos a notar que tudo que Putin diz acontece em maior ou menor grau?, disse Anton Volodin, autor do livro de 400 páginas publicado por um grupo pró-Kremlin chamado Rede, em comunicado. ?Neste livro, rastreamos suas palavras e confirmamos essa ideia.?

Entre as citações memoráveis selecionadas está a ameaça do ex-agente da KGB de ?acabar? com os militantes chechenos na ?latrina?; sua polêmica afirmação de que a península outrora ucraniana da Crimeia sempre foi e continua sendo uma parte ?inseparável? da Rússia e uma esnobação grotesca da Letônia ? Putin disse que o país só poderia esperar receber ?as orelhas de um asno morto? de Moscou, uma expressão russa que significa ?nada?.

A linguagem grosseira é parte do arsenal retórico de Putin, e o ajuda a enviar sinais à elite da segurança estatal da qual ele mesmo provém. Em uma tirada muito recente para entrar no livro, o mandatário russo recorreu a seu estilo particular neste mês para insinuar que a liderança política turca pode ter ?decidido lamber os americanos naquele lugar em especial? por derrubar um caça russo.

Algumas frases se concentram no patriotismo de Putin, e outras desqualificam a democracia de estilo ocidental e o casamento gay.

?Para mim, a Rússia é minha vida toda?, diz uma das frases.