Variedades

Livro conta história dos índios nas Américas

De autoria dos sociólogos Marcelo Grondin e Moema Viezzer, será realizado dia 20 de abril, em Toledo, durante a programação do Espaço Natural Kahena, para marcar o Dia Internacional da Terra, o livro “O maior genocídio da história da humanidade – povos originários das Américas, mais de 70 milhões de vítimas”.

O pré-lançamento será às 19h, no hall do Teatro Municipal, pouco antes do show da cantora Marina Elali.

A publicação é resultado de quatro anos de pesquisa do casal, aproveitando a vasta biblioteca disponível em casa, consultas à internet e outras pesquisas que relatam o que eles consideram a invasão europeia nas Américas, que resultou na matança de mais de 70 milhões de índios, segundo estimativas apontadas na publicação.

A pesquisa compreende o período da descoberta das Américas e abrange vários países e regiões como Andes (Bolívia, Peru e Equador), México, Caribe, Brasil e Estados Unidos. “Relatamos a forma como os europeus tratavam os povos originários de todo o continente, desde o Alasca até a Patagônia. Pensamos na ideia de mostrar algo que a gente não vê nos livros escolares. É uma visão geral do que foi a colonização das Américas pelos europeus. Foram momentos muito fortes, onde, juntos, procuramos reaver a própria identidade, um apoio que queremos dar para o Abya Yala, que era o nome dado antigamente ao território que se conhece hoje como América”, afirma Moema.

Para os dois sociólogos, que abraçaram a causa em conjunto, o livro tem o propósito de fazer com que as pessoas entendam e compreendam o que aconteceu nesses países. “Queremos que as pessoas saibam a verdadeira história de nossos países, sobretudo no momento em que o Planeta Terra está vivendo. Queremos contribuir para que as pessoas considerem e respeitem as nações indígenas como população, feitas de seres humanos como nós, independente da cor e da origem”, sintetiza Moema.