Cotidiano

Livro com todas as letras de Bob Dylan vai ganhar versão brasileira

RIO ? O livro “The Lyrics 1961-2012”, que reúne todas as letras de Bob Dylan, vai ganhar uma versão brasileira. A editora Companhia das Letras, responsável pela publicação, comemora os direitos sobre a compilação do mais novo vencedor do Nobel, mas explica que a edição já vinha sendo gestada há tempos: Links Dylan

“A s negociações para a compra dos direitos da obra começaram há dois anos, quando nem se imaginava que Bob Dylan poderia ser agraciado pelo prêmio Nobel “, disse Luiz Schwarcz, fundador e CEO da editora, por meio de uma nota. Ele está em Frankfurt, participando da Feira do Livro.

“The Lyrics 1961-2012” foi publicado em 2012 nos Estados Unidos, e traz todas as letras escritas para os 33 álbuns de Dylan, além de incluir variações que as canções ganharam em diferentes versões. A edição brasileira, bilíngue, será composta por dois volumes, com lançamento previsto para 2017.

O responsável pela edição do livro no Brasil será André Conti, que já havia trabalhado com o compositor anteriormente. Foi ele quem editou “Like a rolling stone”, de Greil Marcus, uma biografia da canção que dá título ao livro. Também por nota, Conti destacou que a premiação “é o mínimo” que Dylan merece:

“Em dezenas de discos e centenas de canções, Bob Dylan foi a voz anasalada e maravilhosa de um sem número de gerações. Mesmo assim, foi fiel somente a si: quando virou ídolo folk, passou a usar guitarra elétrica e acabou chamado de traidor. Quando era um dos grandes representantes da contracultura e do movimento pelas liberdades civis, lançou um disco cheio de covers de grandes sucessos do pop e foi destruído pela crítica. Virou cristão renascido e gravou discos de música gospel. Recentemente, lançou um disco de canções natalinas. E assim será, sempre. O Nobel, portanto, é mais que um reconhecimento da canção como forma de arte, um sinal de que o prêmio ficou pop ou outras teorias. É o mínimo que ele merece.”

Enquanto isso, o compositor continua sem comentar o Nobel. Na segunda-feira, a Academia Sueca declarou que abandonou sua tentativa de entrar em contato com Bob Dylan. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em 10 de dezembro. Uma canção de Bob Dylan por década, para explicar o Nobel