Cotidiano

Litoral terá estrutura de saúde reforçada para o Carnaval

O Governo do Paraná vai reforçar a estrutura de atendimento de saúde nos sete municípios do Litoral durante todo o feriado de Carnaval. Serão 623 plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ampliando a retaguarda de assistência em cinco hospitais, quatro prontos socorros 24 horas e uma unidade de saúde.

Além disso, o serviço de transporte e atendimento pré-hospitalar também será reforçado e contará com 14 ambulâncias, mais o helicóptero de resgate baseado em Guaratuba. O objetivo é oferecer assistência adequada de maneira ágil, qualificada e resolutiva aos veranistas e moradores do Litoral.

“Estamos dando atenção especial ao carnaval devido ao grande fluxo de pessoas que já é esperado neste período. A população que vier às praias paranaenses pode ficar tranquila, pois estamos preparados para atendê-los da melhor forma”, assegurou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

RECURSOS – Desde o início da temporada de verão, o Estado já destinou cerca de R$ 4,8 milhões para a contratação de 7.410 plantões extras e aquisição de materiais hospitalares e medicamentos para a rede pública de saúde local. O recurso é um dos incentivos estaduais repassados para a realização da Operação Verão Paraná.

Principal referência de atendimento na região, o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, será o serviço que receberá apoio mais significativo. São 132 plantões extras na escala de profissionais. Com 160 leitos, sendo 25 de UTI, a unidade é responsável por receber a demanda de pacientes mais graves, como vítimas de acidentes de trânsito e afogamentos.

“Somos um hospital de alta complexidade. Toda nossa equipe estará de prontidão para atender qualquer situação. Temos ainda uma ambulância UTI móvel para transferência de pacientes, caso seja necessário”, explicou o diretor-geral do HRL, Alan Cesar Diório. 

Pelo sexto ano consecutivo, o Estado mantém ainda o Centro de Recuperação de Afogados (CRA), instalado em Matinhos. A estrutura, montada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, conta com equipe especializada em urgências aquáticas. A unidade realiza os primeiros socorros e a estabilização de vítimas de afogamento.

RESGATE – A população que estiver no litoral pode contar também com o suporte do Samu e do Siate. Em situações de trauma, como afogamentos, quedas, acidentes de trânsito, agressões e ferimentos por armas de fogo, a orientação é que o Siate seja acionado através do telefone 193.

Já em casos de urgência, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e febre alta e cortes, o ideal é que a pessoa ligue para o Samu, pela Central 192.