Esportes

Lista: Super heróis paralímpicos também na ficção

Durante a Paralimpíada, nos acostumamos a ver nas competições os heróis que desafiam não só os seus competidores, mas dificuldades impostas por seus próprios corpos. Mas antes de eles entrarem nas arenas para darem um show na vida real, alguns heróis fictícios já nos encantavam nos quadrinhos, nas telinhas e nas telonas.

PROFESSOR XAVIER

X-Men-DOFP-set-pic-585x390.jpgOs fãs dos quadrinhos e do cinema já se acostumaram a ver os X-Men salvando o dia tantas vezes mundo a fora, que de vez em quando se esquecem de que o responsável pelo grupo fica dentro da mansão que serve de base para os mutantes. Além de manter uma escola para jovens com capacidades especiais, Charles Xavier, o Professor X também usa os seus poderes psíquicos para ajudar os X-Men em suas missões.

DEMOLIDOR

2016_884016806-201601281932161396.jpg_20160128.jpgNos quadrinhos e ná série do Demolidor, os criminosos de Nova York temem o herói, conhecido como o “Diabo de Hell’s Kitchen”. O que eles não imaginam é que por trás da máscara vermelha se esconde o advogado Matt Murdock, que é cego desde a infância por causa de um acidente com produtos químicos.

AQUAMAN

aquaman.jpgMembro da Liga da Justiça e rei de Atlântida, Arthur Cury, mais conhecido como Aquaman passou por várias fases nos quadrinhos desde a criação do personagem, em 1941. Em uma das versões, ele substituiu o seu icônico tridente por uma prótese em sua mão. Ele estará no próximo filme da Liga da Justiça interpretado por Jason Mamoa.

CIBORG

ray-fisher-cyborg-justice-league.jpgOutro integrante da Liga da Justiça no time de heróis amputados já tentou participar de uma Olimpíada. Victor Stone é filho de um casal de cientistas, e tentou uma carreira de atleta. Um acidente no laboratório de seus pais fez com que ele perdesse partes do seu corpo. Com isso, o pai de Victor criou um corpo cibernético para o filho, que mais tarde se juntou aos Jovens Titãs. Ele também estará no filme da Liga da Justiça.

ORÁCULO

The_Road_Home_-_Oracle_Vol_1_1_Textless.jpgFilha do Comissário Gordon, Bárbara começou na vida de heroína como Bat-girl. Em A piada Mortal, famosa obra de Alan Moore, ela leva um tiro do Coringa na coluna, e fica paraplégica. Mas a cadeira de rodas não impediu Barbara Gordon de continuar lutando contra o crime em Gotham City. Ela assumiu a indentidade de Oráculo e passou a ajudar o Batman a resolver mistérios como como hacker.

LUKE SKYWALKER

2015_874520619-luke-luta-jabba.jpg_20151215.jpg

Herói da primeira trilogia de Guerra nas Estrelas, Luke Skywalker perdeu a mão no segundo título da saga, O Império Contra Ataca. No filme seguinte, O Retorno de Jedi, ele reaparece com uma prótese para o o confronto final com Darth Vader.

SOLDADO INVERNAL

2014_705187118-soldadoinvernal.jpg_20140409.jpg

Amigo de infância do Capitão América, Bucky Barnes lutou ao lado do “Primeiro Vingador” na Segunda Guerra Mundial. Sem os poderes do companheiro, Bucky desapareceu durante a aventura. Ele voltou anos depois, com sua memória apagada, já sob a identidade de Soldado Invernal. Com uma prótese metálica no braço, ele desafiou o escudo do Capitão América, que conseguiu trazer o amigo de volta à consciência mais tarde. Bucky chegou a assumir a identidade do Primeiro Vingador quando Steve Rodgers deixou de ser o herói durante um tempo.