Cotidiano

Lista de reivindicações

Moradores do Distrito do Rio Salto se reuniram com o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, para reivindicar melhorias à comunidade na manhã de ontem. Sem a escolha de subprefeito, eles formaram uma comissão no intuito de apresentar as demandas e pedir apoio do poder público.

“O acostamento da PR 180 no perímetro urbano é a nossa prioridade e entregamos projeto oficial ao prefeito. A saída da escola fica comprometida e as crianças não têm onde andar, assim como idosos do Clube dos Vovôs”, afirma o vice-coordenador do núcleo da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Daniel Aurélio Liberali.

O prefeito se comprometeu a tratar pessoalmente do assunto com a Rodovia Ecocataratas, já que o trecho está na faixa de domínio da concessionária, e buscar parceria para que o projeto esteja incluído no orçamento de 2019.

Moradores também solicitam adequação e implantação de calçamento nas ruas, execução de mais trechos de cascalho no distrito, adequação e manutenção de estradas rurais, além de regularização do conjunto habitacional pelo antigo BNH (Banco Nacional de Habitação) para o perímetro urbano.

Eles foram informados de que vários trechos de calçamento poliédrico, por meio do convênio com a Itaipu, foram encaminhados para o Distrito e que há autorização para aquisição de novo maquinário para conservação das estradas.

Subprefeitura

A comissão solicitou ainda posicionamento sobre a permuta ou compra de terreno para ampliação do pátio da subprefeitura, criação de um minipátio de máquinas centralizado para atender aos distritos do Rio do Salto, São Salvador e Juvinópolis, construção de Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) e de praça com brinquedos infantis.

O município analisará a possibilidade de que um imóvel seja alugado para atender a demanda de pelo menos 60 crianças até que recursos sejam viabilizados para o Cmei. Também há garantia de uma nova USF (Unidade de Saúde da Família).

A comissão deverá participar de reuniões trimestrais para estreitar o relacionamento entre lideranças da comunidade e prefeitura.

Reassentamento São Francisco

O prefeito Paranhos também recebeu comissão que representa famílias do Reassentamento São Francisco. Uma das necessidades apresentadas é para conclusão da obra do salão comunitário. Pelo fato da estrutura estar em terreno que pertence à Copel o Município fica impedido legalmente de fazer investimentos, mas fará o encaminhamento no sentido de atender a demanda. Houve ainda anúncio para melhorias na área de educação e segurança.