Cotidiano

LIRAa aponta alta infestação do mosquito da dengue em Guaíra

O Departamento da Vigilância Sanitária informou que o ano epidemiológico começou em agosto de 2020

LIRAa aponta alta infestação do mosquito da dengue em Guaíra

A Secretaria de Saúde de Guaíra informou nesta semana o resultado do primeiro LIRAa (Índice de Levantamento Rápido de Foco do mosquito Aedes aegypti). O resultado foi de 2,7. Isso quer dizer que, em cada 100 imóveis visitados, em 2,7 (quase 3) foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti. Nesse primeiro LIRAa, foram vistoriados 1.146 imóveis na área urbana durante a segunda semana de janeiro.
O Departamento da Vigilância Sanitária informou que o ano epidemiológico começou em agosto de 2020. Desde então, os números da dengue no Município são:

Casos Notificados – 29
Casos Negativos – 20
Casos Positivos – 6
Aguardando Resultado – 3

Após o resultado do LIRAa ser considerado relativamente alto, a equipe epidemiológica iniciou com urgência um levantamento de índice e tratamento focal com eliminação mecânica, além de orientação em 100% dos imóveis das comunidades rurais.
As mesmas medidas de tratamento focal, eliminação mecânica e orientação estão sendo aplicadas na área urbana, seguindo uma ordem por bairros mais infestados, ou seja, com maior índice de infestação do mosquito transmissor Aedes aegypti.

Confira o ranking dos 12 bairros que aparecem no LIRAa com maior número de focos.
1° Vila Hermínia
2° Sete Quedas
3° Vila Malvinas
4° Jardim Citypar
5° Jardim Guaíra
6° Vila Alta
7° Centro
8° Parque Hortência
9° São Domingos
10° Jardim Zeballos
11° Vila Rica
12° Antigo Loteamento Guaíra

Relembrando que o mosquito Aedes aegypti é o transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zica. O clima de muita chuva e sol é propício para a proliferação do mosquito, uma vez que as gramas crescem rapidamente nesse período. Manter o quintal limpo, livre de água parada, é o primeiro cuidado essencial para que Guaíra não entre em epidemia da doença. Todos devem fazer sua parte. Dengue é um problema de todos.

 

Fonte: Secretaria de Saúde de Guaíra