Cotidiano

Lions desenvolve projeto de incentivo à leitura

Marco salientou que a Geloteca não tem um controle de retirada dos livros

O Lions Clube Toledo e o Lions Clube Toledo Cidade apresentaram em reunião no Gabinete da Prefeitura o projeto Geloteca, que visa ao incentivo à leitura em espaços públicos. Serão utilizadas geladeiras velhas para disponibilizar livros e revistas arrecadados em campanhas feitas pelos integrantes dos dois clubes de serviços. Os materiais serão disponibilizados inicialmente à comunidade em dois pontos da cidade.

O presidente Lions Clube Toledo, Marco André Mânfio, explicou ao prefeito Lucio de Marchi, que o trabalho será feito inicialmente como projeto-piloto em dois pontos: na Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker e no Centro de Saúde. O projeto foi protocolado e dentro de alguns dias será feita a colocação das geladeiras nos espaços públicos. “A geladeira foi escolhida por ter uma boa vedação que resiste ao tempo. A ideia é que os usuários dos locais possam usufruir o tempo de espera lendo os títulos disponíveis”, diz o presidente.

Marco salientou que a Geloteca não tem um controle de retirada dos livros. “A intenção é que a comunidade cuide, devolva e traga outros exemplares para leitura. O projeto será implementado inicialmente nesses dois pontos e se der certo, ampliado para outros locais da cidade”. O presidente reforçou que o intuito e incentivar a leitura pela comunidade.

Para transformar a geladeira em uma Geloteca é tirado o motor, a fiação e realizada uma personalização com emblemas do Lions e algumas frases chamativas para instigar a curiosidade nas pessoas e assim despertar o hábito da leitura.

Universo das ciências

Os últimos dias foram de bastante aprendizado, pelo menos para os alunos da rede municipal de ensino que foram selecionados para participar do projeto da empresa toledana Prati-Donaduzzi intitulado Universo das Ciências. O projeto foi idealizado em 2013 pelo empresário e presidente do Conselho Administrativo da empresa, Luiz Donaduzzi, e se refere a uma estrutura destinada ao ensino de ciências de maneira lúdica, prática e gratuita.

O projeto é voltado aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Toledo e região. Segundo a gestora do projeto, Angela Francieli Luft Prates, o objetivo central é proporcionar aos estudantes uma vivência diferenciada dos conteúdos de química, física, matemática, biologia e processos industriais.

As atividades são realizadas em caráter extracurricular e cada módulo apresenta uma carga horária de trinta horas, as quais são distribuídas em dois encontros semanais de três horas cada. As turmas são compostas de 12 estudantes e as aulas são realizadas em um laboratório que foi construído e equipado especificamente para esse fim, dentro da indústria Prati-Donaduzzi.