Cotidiano

Linhas de transmissão começam a ser instaladas

Capanema – Operários já iniciaram a instalação das primeiras das 136 torres de distribuição de energia da Usina Hidrelétrica de Baixo Iguaçu, construída na cidade de Capanema, no oeste do Estado.

A linha de transmissão de 230kV começa em Capanema e se estende até Cascavel, com destino à subestação da Copel. Toda a energia a ser gerada pela Usina Baixo Iguaçu vai abastecer o Sistema Integrado Nacional, passando por municípios como Capitão Leônidas Marques, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste até o ponto final em Cascavel.

A energia gerada e transmitida será suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes, além de beneficiar o comércio, indústrias e residências.

De acordo com informação do site da usina, 72% da obra já foi concluída. O Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, responsável pela implantação e futura operação da UHE Baixo Iguaçu, é formado pela Geração Céu Azul, do Grupo Neoenergia e Copel.

O empreendimento fica localizado na região sudoeste do Paraná, no Rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques. A área de seu reservatório também abrangerá os municípios de Planalto, Realeza e Nova Prata do Iguaçu.

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu vai gerar energia para 1 milhão de pessoas a partir de 2018 (autorizado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica), além de 3 mil empregos diretos na região durante sua construção e mais de R$ 4 milhões por ano em impostos pela utilização dos recursos hídricos, destinados aos municípios abrangidos pela usina.

 

Especificações da obra 

Investimento: R$ 1,6 bilhão

Empregos diretos: 3 mil durante a construção

Início das operações: 2º Semestre de 2018

Capacidade: 350,2 MW – Suficiente para atender uma cidade com 1 milhão da habitantes

Área alagada: 13,5km²

Extensão da barragem: 516 metros

Construção: Norberto Odebrecht/Alstom

Linha de Transmissão: 60km