Saúde

Linha de frente: Mais de 2 mil profissionais da saúde já foram infectados no PR

Curitiba aparece em quarto lugar na lista, com 145 profissionais que contraíram a doença

Linha de frente: Mais de 2 mil profissionais da saúde já foram infectados no PR

Cascavel – Dados repassados pelo SindiSaúde-PR (Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público da Saúde e da Previdência do Paraná) revelam que, até 1º de julho, 2.308 servidores da saúde – de hospitais públicos e privados – haviam testado positivo para a covid-19. Seis deles morreram em decorrência da doença.

Os dados, que têm como fonte a plataforma Notifica Covid-19, da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), mostram que esses profissionais atuam em 188 cidades paranaenses. Os municípios com maior número de infectados no setor foram Londrina (com 404 profissionais), Maringá, com 207 confirmações da doença, e Cascavel, com 184 casos. Curitiba aparece em quarto lugar na lista, com 145 profissionais que contraíram a doença.

Na região oeste, 329 servidores que atuam na linha de frente adoeceram. O Município de Foz do Iguaçu aparece com 54 confirmações, seguido por Toledo, com 26 casos, São Miguel do Iguaçu, com 10, Quedas do Iguaçu, com oito, Ibema e Santa Tereza do Oeste com sete registros cada um, Lindoeste tem cinco casos, Cafelândia e Medianeira, com quatro cada, Assis Chateaubriand e Santa Helena com três casos, Anahy, Guaraniaçu, Marechal Cândido Rondon e Tupãssi com duas confirmações cada, e Boa Vista da Aparecida, Braganey, Entre Rios do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Pedro do Iguaçu e Três Barras do Paraná tiveram ao menos um servidor da saúde infectado com o novo coronavírus.

Ainda no oeste, houve o registro de uma morte. Uma técnica de enfermagem de 30 anos, que não tinha comorbidades anteriores, morreu 15 dias após dar à luz. O óbito foi registrado no dia 20 de agosto.