Cotidiano

Linha da saúde

A Dona Lourdes não conseguia esconder a emoção de estar entre os 33 primeiros passageiros que embarcaram na manhã de ontem rumo à Capital do Estado inaugurando a "Linha Saúde". O convênio foi firmado com uma empresa de ônibus e vai garantir mais conforto aos cerca de 700 pacientes e acompanhantes que mensalmente fazem o trajeto até Curitiba para tratamento de saúde.

Os novos benefícios do Programa Linha da Saúde – TFD (Tratamento Fora do Domicílio), como destacou o prefeito Leonaldo Paranhos, demonstram que em Cascavel a saúde é prioridade absoluta. "Desde a campanha dizíamos que temos de parar de achar que no Poder Público nada dá para ser feito. Sim, no Poder Público pode-se mudar e inovar, e uma prova hoje se dá aqui. Então quero resumir tudo isso numa palavra: reconhecimento", afirmou

700 pacientes

De acordo com o secretário de Saúde, Rubens Griep, ao mês são transportados até Curitiba cerca de 700 pacientes, em sua maioria com acompanhante. Até agora, o Município contava com transporte feito em dois micro-ônibus, uma van, e o pagamento de passagens rodoviárias ao custo de R$ 230,00 ida e volta, sem a previsão de translado na capital. Agora, com este novo serviço de contratação da empresa terceirizada via chamamento público, a Viação Garcia assume a integralidade do serviço pelo valor de R$ 205,00 por passageiro. Além de colocar à disposição dos pacientes uma frota de carros novos e modernos.

O TFD

O Tratamento Fora de Domicílio é um instrumento legal, estabelecido pela Portaria SAS/Ministério da Saúde nº 055 de 24/02/1999, que visa garantir, por meio do SUS, tratamento a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem, por falta de serviços que possuam tecnologias adequadas, após todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo. Os tipos de tratamento podem incluir consultas, tratamento ambulatorial, hospitalar e cirúrgico previamente agendado.