Cotidiano

Lindeiros se unem para recuperar o Iguaçu

Santa Helena – Metodologia reconhecida mundialmente com o prêmio ONU-Water em alusão ao trabalho socioambiental de recuperação de microbacia desenvolvido pela Itaipu Binacional, o Cultivando Água Boa vai ser adotado também na recuperação do Rio Iguaçu. Numa primeira etapa, 49 municípios lindeiros deverão participar das ações de conscientização ambiental em prol do rio.

O Cultivando Água Boa é um programa fundamentado em documentos nacionais e planetários que contempla diversas ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, e com a promoção da qualidade de vida nas comunidades da Bacia Hidrográfica do Paraná 3.

Para o governador do Paraná, Beto Richa, a experiência da Itaipu (replicada no Brasil todo e em vários países do mundo) vai ajudar a ampliar o trabalho de educação ambiental nos municípios já desenvolvido em parceria com gestores locais, prefeitos, vereadores e sociedade civil. “Agora a Itaipu também participa desse esforço conjunto em prol da maior bacia hidrográfica do Paraná”, ressaltou.

A bacia do Rio Iguaçu é a maior do Paraná, com 1.320 quilômetros de extensão e abrange 113 municípios. Além de ser utilizado para a agricultura, abastecimento de água, o rio é também responsável por 70% da energia gerada pela Copel. “Os cuidados preconizados pelo Cultivando Água Boa podem ser replicados no projeto do Rio Iguaçu. São ações educativas voltadas à conscientização da população com relação ao esgoto e os cuidados com as águas fluviais”, disse o diretor-geral da Itaipu.