Cotidiano

Lindeiros e Adetur oferecem suporte aos municípios

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, desenvolve um trabalho de suporte aos 16 municípios da região Cataratas e Caminhos, para a implantação dos conselhos municipais de turismo. Foram mantidas duas agendas, uma em Santa Terezinha de Itaipu, com a equipe técnica da Secretaria de Turismo do município, e outra em São Miguel do Iguaçu, onde o Conselho Municipal de Turismo, já está formado.

A assistência permeia desde a elaboração da lei para criação dos conselhos, formação, regulamentação, composição, planejamento, palestras e criação do Fundo Municipal do Turismo (Fumtur).

Conforme a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, a partir de 2017 o Ministério do Turismo passou a exigir a composição e atuação dos conselhos como premissa na liberação de verbas aos municípios para a realização de determinadas ações.

Sandra Finkler ressalta que o suporte na implementação e manutenção dos Comtur’s é um trabalho contínuo, como ocorreu em Santa Helena, Itaipulândia e Guaíra e, atualmente em Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.