Cotidiano

Limpeza do Rio Cascavel

MEIO AMBIENTE

Nesta sexta-feira (21), quando se comemora o Dia da Árvore, equipes da Sanepar e de mais de 20 instituições governamentais e não governamentais vão desenvolver ações de conservação e preservação do Rio Cascavel, principal manancial de abastecimento da cidade. A limpeza será feita nas margens e no curso de água de parte do Rio Cascavel, a partir do vertedouro do Lago Municipal até a BR-277.

As equipes farão também um trabalho de educação socioambiental com moradores e comerciantes da bacia do Rio Cascavel. Serão abordados a separação de resíduos sólidos, a utilização correta do sistema de esgoto sanitário, o uso racional da água e os riscos e cuidados com o mosquito transmissor da dengue.

Em paralelo, será feito novo diagnóstico de campo, levantamento de áreas de vulnerabilidade ambiental, verificação de lançamentos clandestinos de todos os tipos de resíduos e de riscos de contaminação. As equipes farão ainda o monitoramento dos potenciais poluidores urbanos, por meio de vistorias em oficinas, postos de combustíveis, postos de lavagem e indústrias e farão o controle da qualidade da água in natura do Rio Cascavel, com a conferência dos níveis de oxigênio dissolvido.

Resultados

Nas ações desenvolvidas em 2016 e no ano passado foram recolhidas 56 toneladas de lixo e entulho nas margens e dentro da água do Rio Cascavel. No trabalho de sensibilização de 2017, foram visitados cerca de 800 imóveis e os moradores foram chamados para colaborar com a cidade, ajudando a fiscalizar e a cuidar dos recursos hídricos.

Participação

As pessoas da comunidade ou de instituições que queiram somar esforços e ajudar nessa ação de conservação e limpeza da bacia podem se dirigir ao vertedouro às 13h30. Todos devem se lembrar de usar roupas e calçados adequados, protetor solar, boné ou chapéu.

Foto: AÍLTON SANTOS

Leg.;

O Rio Cascavel é o principal manancial da cidade

janela:

Os trabalhos de limpeza, sensibilização e monitoramento fazem parte do Programa de Conservação dos Rios de Cascavel