Cotidiano

Líderes se mobilizam para consulta pública

Eventos serão realizados em quatro municípios: Guarapuava, Cascavel, Curitiba e Dourados

Cascavel – As discussões sobre a atualização da malha ferroviária que liga o oeste ao litoral paranaense chegam a Cascavel esta semana. Ao todo, serão quatro audiências: a primeira delas em Guarapuava nesta quinta-feira, depois em Cascavel na sexta (a partir das 14h30, no auditório da Acic), Curitiba, no dia 9, e, em Dourados (Mato Grosso do Sul), dia 16 de outubro.

A direção da Ferroeste explica que o objetivo dessas consultas é ampliar o debate e angariar contribuições das comunidades sobre a necessidade de novos investimentos em ferrovias, especialmente na viabilização do projeto de construção de uma nova ferrovia que liga Dourados ao Porto de Paranaguá, passando pela malha viária que já existe em Cascavel.

A demanda por novos investimentos no modal ferroviário é antiga, mas a concessão à antiga ALL não deixa alguns dos principais entraves serem resolvidos. Um, a dificuldade em ter acesso às locomotivas, que são locadas, e outro o gargalo nas regiões central e sul do Paraná, que reduz substancialmente a efetividade do sistema.

O problema é que, na região de serra, nos últimos quilômetros em direção ao Porto de Paranaguá, o trecho ferroviário foi construído em 1880, ainda na época de Dom Pedro. Com curvas acentuadas, aclives e declives, a malha não atende mais os avanços da produção e se novos investimentos não forem feitos haverá prejuízos à economia principalmente da região oeste do Paraná.