Cotidiano

Líderes mundias expressam solidariedade após ataque em Munique

WASHINGTON ? Após o tiroteio no shopping Olympia, em Munique, o presidente americano, Barack Obama, afirmou que os Estados Unidos se comprometerão com ?todo o apoio? que a Alemanha precisar. Na embaixada alemã na capital dos EUA, bandeiras foram hasteadas a meio mastro.

? Ainda não sabemos exatamente o que está acontecendo lá, mas, obviamente nossos corações estão com aqueles que possam estar feridos. A Alemanha é um de nossos aliados mais próximos e ofereceremos todo o apoio necessário para lidar com essas circunstâncias ? afirmou o presidente. ? Nosso modo de vida depende dos agentes de segurança, dos homens e mulheres de uniforme que todo dia se veem diante de circunstâncias adversas para garantir que estejamos a salvo.

A candidata democrata na corrida presidencial americana, Hillary Clinton, também ofereceu apoio aos alemães e disse esperar que os responsáveis sejam levados à Justiça.

O governo francês informou que presidente François Hollande enviou uma ?mensagem pessoal de apoio? à chanceler alemã, Angela Merkel. O conteúdo da mensagem não foi divulgado. No Twitter, o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, expressou ?solidariedade total com o povo alemão neste terrível momento?.

Também nas redes sociais, o chanceler britânico Boris Johnson, e o líder da oposição no Reino Unido, Jeremy Corbyn, se disseram ?chocados? com o ataque, e expressaram preocupações com civis feridos.