Cotidiano

Líderes mundiais prestam solidariedade às vítimas de Nice

201607142138034551_AFP.jpgNICE – Líderes de todo o mundo prestaram solidariedade à França pelo atentado ocorrido em Nice, nesta quinta-feira. Segundo a imprensa internacional, 77 pessoas morreram e pelo menos 16 estão em estado grave depois que um caminhão acelerou em direção a multidão que comemorava o Dia da Bastilha.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que, em nome da população americana, “condena fortemente o que parece ter sido um ataque terrorista em Nice, na França, que matou e feriu dezenas de cidadãos inocentes. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e aqueles que amam as pessoas que morreram e desejamos a recuperação dos feridos. Orientei minha equipe para manter contato com a inteligência francesa e oferecemos qualquer assistência que eles podem precisar para investigar o ataque e fazem com que os responsáveis sejam punidos. Nos mantemos em solidariedade com a França”. AtentadoNice

Obama ainda ressaltou a importância do Dia da Bastilha. Segundo ele, “neste dia lembramos da resiliência e dos valores democráticos que fizeram da França uma inspiração para todo o mundo e sabemos que a democracia francesa vai durar muito além deste trágico e devastador episódio”, concluiu.

A conta oficial de Paris no Twitter postou uma mensagem de solidariedade. “Paris está com Nice. Estamos com vocês de todo o coração. Estamos unidos”, diz o texto.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também se manifestou em seu perfil: “Em nome dos parisienses, nosso mais fraternal apoio ao povo de Nice. Nossas cidades estão unidas”, escreveu.

Também no Twitter, o virtual candidato republicano americano Donald Trump se manifestou e postou “minhas orações e condolências às vítimas e familiares de Nice. Estamos com vocês de qualquer maneira”. Trump ainda comentou que vai adiar a divulgação do nome de seu vice-presidente, que estava prevista para acontecer na sexta-feira.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, também postou no Twitter sobre o atentado. “Os canadenses estão entristecidos pelo atentado desta noite a Nice. Nossa compaixão vai às vítimas e nossa solidariedade ao povo francês”.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, foi informada sobre esse “terrível incidente”, declarou um porta-voz de Downing Street. “Nossos pensamentos estão com aqueles que foram afetados por esse terrível incidente que aconteceu em um dia de festa nacional”.

O embaixador francês nos Estados Unidos, Gérard Araud, tuitou: “Nossas democracias estão sitiadas. Vamos nos ater aos nossos valores mais do que nunca. Liberté, Egalité, Fraternité. Vive la France, vive les Etats-Unis!”.