Cotidiano

Líderes mundiais lamentam morte de Shimon Peres

obama e shimon.jpgRIO – Depois da confirmação da morte de Shimon Peres, 95 anos, na noite desta terça-feira, líderes mundiais expressaram sentimentos e lamentaram a perda do Nobel da Paz. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que Shimon “era a essência de Israel, a coragem de Israel na luta pela independência”. Pelo Twitter, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeu prestou condolências aos familiares do ex-presidente israelense.

Justin Trudeu, premier do Canadá

Shimon Peres foi, acima de tudo, um homem de paz. Minhas profundas condolências aos seus familiares e ao povo de Israel

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos

Há poucas pessoas com quem dividimos este mundo e que podem mudar o curso da história humana, não apenas sua presença em eventos humanos, mas porque eles ampliam a nossa imaginação moral e nos forçam a esperar mais de nós mesmos. Meu amigo Shimon era uma dessas pessoas. Hoje à noite, Michelle e eu nos juntamos a todos de Israel, Estados Unidos e de todo o mundo para honrar a vida extraordinária do nosso querido amigo Shimon Peres, fundador do Estado de Israel e um estadista cujo compromisso com a segurança de Israel e a busca pela paz foi enraizada em sua própria fundação moral e otimismo inabalável.

Enrique Peña Neto, presidente do México

Lamento a morte do ex-presidente de Israel e Prêmio Nobel da Paz, Shimon Peres. Nossas condolências à sua família e conterrâneos

George W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos

“Com sua inflexível determinação e princípio, Shimon Peres ajudou a guiar o seu amado país através no caminho mortal do desafio. Mas foi por sua humanidade inata, sua decência, que Shimon inspirou todo o mundo e ajudou a pavimentar um caminho para a paz ampla para que as gerações futuras vão andar um dia, lado a lado.”