Cotidiano

Líderes e organizações mundiais reagem à vitória de Trump

LONDRES ? Governos e autoridades de todo mundo reagiram com incredulidade nesta quarta-feira à vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, enquanto políticos populistas exaltaram o resultado como uma vitória do povo sobre um sistema político falido.

Vladimir Putin, presidente da Rússia

?Putin expressou esperança de trabalho conjunto para restaurar as relações russas-americanas do estado de crise, e também para enfrentar questões internacionais e buscar respostas eficientes a desafios sobre a segurança global?, informou o Kremlin em um comunicado.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan

A liderança dos Estados Unidos é ?mais importante do que nunca?, indicou nesta quarta-feira o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, após a eleição do republicano Donald Trump como presidente da primeira potência militar da Aliança Atlântica.

?Enfrentamos um novo clima de segurança desafiador, incluindo guerra híbrida, ciberataques, a ameaça de terrorismo. A liderança dos Estados Unidos é mais importante do que nunca?, ressaltou em um comunicado Stoltenberg, que expressou seu desejo de começar a trabalhar em breve com Trump.

Ursula von der Leyen, ministra da Defesa alemã

Aliada da chanceler Angela Merkel, Ursula descreveu o resultado como um ?grande choque? e questionou se a vitória do republicano significaria o fim da ?Pax Americana?, o estado de relativa paz supervisionada por Washington que tem governado as relações internacionais desde a Segunda Guerra Mundial.

Jean-Marc Ayrault, ministro das Relações Exteriores da França

Jean-Marc Ayrault prometeu trabalhar com Trump, mas disse que a personalidade do republicano levanta questões e admitiu ter dúvidas sobre o que significará um governo Trump para os principais desafios na política externa, das mudanças climáticas ao acordo sobre o programa nuclear do Irã e a guerra na Síria.

?Parece que esse será o ano do desastre duplo para Ocidente?, disse o ex-ministro das Relações Exteriores da Suécia Carl Bildt no Twitter, apontando para o referendo de junho no Reino Unido que decidiu pela saída do país da União Europeia. ?Apertem os cintos?, acrescentou.

Heiko Maas, ministro da Justiça da Alemanha

O ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas, usou sua conta no Twitter nesta quarta-feira para dizer que o mundo vai ficar um pouco mais louco após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos. ?O mundo não vai acabar, mas ficará mais louco?, escreveu o ministro, um social-democrata no governo da chanceler conservadora Angela Merkel.

Nabil Abu Rudeina, porta-voz da Autoridade Nacional Palestina

A presidência da Autoridade Nacional Palestina exortou Trump a trabalhar para a criação de um Estado palestino.

?Estamos prontos para trabalhar com o presidente eleito com base em uma solução de dois Estados, a fim de estabelecer um Estado palestino nas fronteiras de 1967?, disse o porta-voz da Autoridade Palestina, Nabil Abu Rudeina à AFP. ?A instabilidade vai continuar na região e no mundo, se uma solução para a questão palestina não for encontrada?, acrescentou o porta-voz.