Cotidiano

Líderes democratas protestam contra Trump em frente à Suprema Corte

US-POLITICS-TRUMP-IMMIGRATION-GCA33KL32.1.jpgWASHINGTON – Líderes do Partido Democrata no Congresso dos EUA fazem um protesto em frente à Suprema Corte na noite desta segunda-feira, criticando os decretos do presidente Donald Trump que suspendem a entrada de refugiados e de sete países de maioria muçulmana. Após articularem no domingo legislações para reverter as decisões do governo, eles pediram que o país se manifeste. TRUMP noite

? A ordem nos tornará inseguros, desumanos e menos americanos ? disse o líder democrata no Senado, Chuck Schumer. ? As nações do mundo não mais olharão para nós. Vamos lutar contra isso com tudo o que temos e vamos ganhar esta luta.

O tom foi semelhante por parte da líder do partido na Câmara, Nancy Pelosi.

? O que o presidente fez mina nossos valores. É inconstitucional. Para muitos de nós, é imoral.

Os democratas aproveitaram as críticas de senadores republicanos às ações de Trump e anunciaram projetos de lei no Congresso para reverter as medidas executivas. A deputada Zoe Lofgren, líder do partido na Comissão de Imigração na Câmara, apresentará uma proposta, enquanto Chris Murphy fará o mesmo no Senado. O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, disse esperar apoio de congressistas republicanos (hoje, a Casa tem 52 republicanos, contra 48 democratas e independentes).

Na tarde de segunda-feira, uma primeira tentativa de impulsionar as ações foi barrada por congressistas republicanos.

A advogada-geral interina dos EUA, Sally Yates, ordenou a recusa à defesa judicial do governo pelas medidas que suspendem a entrada de refugiados por 120 dias e o ingresso de cidadãos de Irã, Iraque, Síria, Líbia, Iêmen, Somália e Sudão por 90. Ela foi indicada por Barack Obama e continua no cargo até Trump confirmar suas indicações no Departamento de Justiça.

“Sou responsável por garantir que as posições que levamos aos tribunais sejam consistentes com a obrigação solene desta instituição de sempre buscar justiça e defender o que é certo”, criticou Yates em nota interna a advogados. “Não estou convencida de que a defesa da ordem é consistente com estas responsabilidades e tampouco estou convencida de que a ordem esteja dentro da lei.”

US-POLITICS-TRUMP-IMMIGRATION-politique-GCA33KL2M.1.jpg

OBAMA DÁ APOIO A PROTESTOS

A equipe do ex-presidente Obama divulgou nesta segunda-feira um comunicado dizendo que “os valores americanos estão em jogo”, diante de protestos que acontecem em todo o país contra o presidente Donald Trump pelos decretos.

Porta-voz de Obama no período pós-Presidência, Kevin Lewis disse que o ex-presidente está “emocionado pelo nível de engajamento que está acontecendo pelo país”.

“Os cidadãos que exercem seu direito constitucional de se reunir, organizar e ter suas vozes ouvidas por seus funcionários eleitos são exatamente o que esperamos ver quando os valores americanos estão em jogo”, disse Lewis.

É a primeira declaração de Obama desde que deixou a Casa Branca. Lewis destacou que Obama já havia se pronunciado em comentários anteriormente contra uma proibição que afetasse muçulmanos, mas não abordou a ordem executiva de Trump diretamente.

“No que diz respeito às comparações com as decisões de política externa do presidente Obama, como ouvimos antes, o presidente fundamentalmente discorda da noção de discriminar os indivíduos por causa de sua fé ou religião”, disse Lewis.