Cotidiano

Líderes de rebelião em Alcaçuz serão transferidos para presídio federal

64510931_Inmates stand on the roof of Alcacuz prison some using cell phones in Nisia Floresta ne.jpg

NATAL ? O Departamento Nacional do Sistema Penitenciário (Depen) autorizou a transferência para um presídio federal dos cinco presos apontados como líderes de facção que iniciou a rebelião na penitenciária estadual de Alcaçuz. A informação foi dada na manhã desta terça-feira pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed). Não há detalhes sobre como será feita a remoção dos presos.

Segundo a Sesed, apesar da autorização do Depen, ainda é aguardada a confirmação por parte da Justiça Federal, que determinará a transferência e o destino dos detentos, integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Apesar de haver um presídio federal no Rio Grande do Norte, há relatos extraoficiais de que os líderes deverão seguir mesmo para outro estado.

A operação faz parte de um acordo feito entre o governo estadual e o PCC, para retomar o controle de Alcaçuz.

A expectativa é que sejam transferidos José Cláudio Candido do Prado, 37 anos; Tiago de Souza Soares, 30 anos; Paulo da Silva Santos, 42 anos; José Francisco dos Santos, 30 anos e Paulo Márcio Rodrigues de Araújo, 31 anos.