Cotidiano

Líderes de motim em presídio de Minas Gerais serão transferidos

RIO ? A Secretaria estadual de Administração Prisional (Seap) de Minas Gerais informou, nesta terça-feira, que irá transferir os detentos apontados como líderes do motim realizado no presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. A informação é do portal ?G1?. De acordo com a secretaria, entre 15 e 20 presos são transferidos.

A rebelião ocorreu entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça, e deixou um agente penitenciário e oito presos feridos. Segundo o secretário-adjunto da Seap, Robson Lucas, o motim foi causado pela mudança em alguns procedimentos internos, o que incluiria o fim de regalias aos presos.

? Nós tivemos aqui este movimento, este motim, em razão dessa insatisfação das mudanças de procedimentos internos. Houve um recrudescimento dos procedimentos de segurança e, em razão disso, foram suprimidas as irregularidades, as regalias que favoreciam os detentos ? relatou Lucas.

O secretário-adjunto afirmou que não foram identificadas lideranças de facções nacionais na unidade.

? O serviço de inteligência da secretaria e demais forças do estado fizeram um monitoramento bem intenso e nós não identificamos, efetivamente, nenhuma liderança vinculada, em relação a este movimento, às facções mais conhecidas PCC (Primeiro Comando da Capital), Comando Vermelho, Família do Norte ? disse Lucas.