Cotidiano

Líderes da UE discutirão saída do Reino Unido em reunião sem Cameron

BRUXELAS — Os líderes dos 27 países restantes da União Europeia (UE) vão realizar na próxima quarta-feira sua primeira reunião de cúpula para discutir como lidar com a saída do Reino Unido do bloco. Por 52% dos votos a 48%, a maioria dos britânicos optou pelo chamado Brexit em um referendo na quinta-feira.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, que deixará o cargo em outubro, vai participar do primeiro dia da cúpula em Bruxelas, na terça-feira, para informar oficialmente sobre o resultado do referendo. O premier, então, volta a Londres, e os líderes darão sequência no dia seguinte à discussão sobre o processo de divórcio do Reino Unido.

Pela primeira vez, os presidentes e chefes de Estado dos 27 países membros da UE vão se reunir em um formato mais informal sem o primeiro-ministro britânico.

“O 27 vão se reunir informalmente para discutir as implicações políticas e práticas do Brexit”, afirmou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em uma carta para os líderes.

O principal ponto abordado será a aplicação do artigo 50 do tratado da UE, que permite a um governo negociar um acordo de saída com o bloco.

Após a vitória do Brexit, Cameron afirmou que o país precisa de um novo premier para comandar as negociações de saída do bloco. A escolha de seu sucessor só deve acontecer em outubro, quando o Partido Conservador vai se reunir para apontar um novo comandante.

Estimando uma “década de incertezas” para a economia, o governo britânico acredita que o processo para negociar a saída da UE, os futuros acordos com o bloco e os acordos comerciais com países fora da UE deverá ser concluído no fim de 2019.