Cotidiano

Líderes da base manifestam apoio a Geddel no Planalto

BRASÍLIA – Os líderes da base aliada na Câmara decidiram esquecer o “episódio de Salvador” e manifestaram apoio ao ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Após reunião da liderança no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira, os deputados pretendem voltar ao palácio para reencontrar Geddel e entregá-lo um documento de agravo.

? Estamos fazendo uma tempestade num assunto tão pequeno. O ministro Geddel tratou de maneira informal e ele colocou isso de maneira muito clara. Não foi oficial, não foi em nome do governo ? defendeu o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE).

Paulinho da Força (SD-SP) repetiu que o governo tem assuntos “mais importantes”, e Jovair Arantes (PTB-GO) disse que não pode haver “piti” sobre o caso. Os líderes pretendem voltar ao Planalto à tarde para entregar documento de agravo a Geddel.

Geddel Vieira Lima foi acusado pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de pressioná-lo a liberar uma licença para um empreendimento em Salvador no qual Geddel tem um apartamento. A suposta liberação seria por meio do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural), subordinado à Cultura.

Calero saiu do governo na última sexta-feira citando divergências com Geddel como justificativa para a demissão. Nesta segunda-feira, o presidente Michel Temer garantiu publicamente que Geddel fica no cargo, pouco antes de a Comissão de Ética Pública da Presidência abrir um processo para investigar a conduta do ministro.