Cotidiano

Líderes comunitários protocolam documento contra bilhetagem

Desde o início da semana, apenas o cartão ValeSim é aceito nas catracas

Cascavel – Representantes de associações de moradores procuraram a Promotoria de Defesa do Consumidor ainda na terça-feira para obter informações de como proceder para que os usuários do transporte coletivo urbano possam pagar a tarifa também com dinheiro.

Desde o início da semana, apenas o cartão ValeSim é aceito nas catracas de ônibus e terminais. Um documento deve ser protocolado na tarde de hoje no órgão com as reclamações e sugestões dos representantes de associações.

De acordo com o conselheiro comunitário e presidente da Associação de Moradores do Parque Habitacional Floresta, Izoel Hamud, a promotoria recebeu outras reclamações em torno da aceitação somente do cartão, inclusive, de partido político.

“Independentemente disso, nós representamos os moradores que reclamam que são impedidos de usar o transporte. Há usuários que não se prepararam para isso e também tem o caso de pessoas que vêm de outras cidades que não estão sabendo da situação. Nós estamos tentando melhorar o transporte público”, afirma.

Ainda de acordo com Izoel, o Conselho Comunitário lembra que a questão da implantação de 100% de bilhetagem eletrônica foi discutida há cerca de dois meses com a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito).

“Em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, o presidente da companhia, Paulo Gorski, disse não abrir mão da implantação, mas nós prevíamos que iam ocorrer transtornos e problemas e assim ocorreu”, relata.

Procurado, Gorski disse que a reunião com os representantes de associações de moradores ocorreu antes mesmo do mês de setembro e que “a situação do transporte coletivo durante a terça-feira foi considerada calma. As pessoas que vêm de fora terão de se informar. São mais de 60 pontos credenciados para emissão e recarga de cartão”, afirmou o presidente da companhia.