Cotidiano

Líderes assinam ?compromisso? de presença em votação de cassação de Cunha

CunhaBRASÍLIA ? Líderes de partidos que fazem oposição ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estenderam no plenário da Casa, nesta terça-feira, um banner com um abaixo-assinado com o ?compromisso público? de que haverá ?presença maciça? de suas bancadas na sessão que votará a cassação do deputado afastado, no dia 12 de setembro.

Apesar de o cartaz ter sido feito por uma iniciativa do PSOL, partidos que integram a base governista, como o PSDB e o DEM, também assinaram o pedido. O banner foi estendido em frente à mesa da Presidência da Câmara. O movimento é parte da ofensiva para garantir a votação da cassação de Cunha, uma vez que a data marcada cai numa segunda-feira, dia em que normalmente a presença de deputados na Câmara é menor.

? Essa é uma data temerária. Nós queríamos que essa questão já estivesse resolvida. O nosso papel é cobrar a presença dos deputados. A gente está preocupado com o quorum. Por isso essa iniciativa ? disse o líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ).

“Por respeito à sociedade e cumprindo nosso dever, nós, líderes partidários, garantimos a presença maciça de nossas bancadas na sessão marcada para o dia 12/9, que apreciará a REP nº 01/2016 do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, com pedido de cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha”, diz o texto no cartaz.

Até agora, já assinaram os líderes de PT, PSDB, PSB, DEM, PDT, PCdoB, PPS, PSOL e Rede. Após a adesão inicial, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu aos parlamentares que retirassem a faixa. Ele reiterou que espera a presença de mais de 400 deputados durante a sessão.

*Estagiário, sob supervisão de Paulo Celso Pereira