Cotidiano

Liderança sustentável eleva resultados de negócios em 12%

Em estágio avançado em países desenvolvidos, sustentabilidade começa a ganhar corpo no Brasil

Cascavel – Uma das inúmeras informações repassadas na noite de terça-feira pelo professor-doutor Ricardo Voltolini, durante palestra na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), dá a dimensão do alcance da sustentabilidade na vida de uma comunidade.

A adoção de práticas sustentáveis no cotidiano das empresas, pontuou ele, eleva o resultado de qualquer negócio em no mínimo 12%. Em estágio avançado em países desenvolvidos, os conceitos da sustentabilidade começam a ganhar corpo também no Brasil.

Mudanças importantes de comportamento são necessárias para que a sustentabilidade dê resultados. Mas toda grande ação começa pequena, por meio de gestos simples e com total empenho dos diretores e dos líderes de uma empresa, conforme Voltolini.

O professor-doutor citou a diferença entre chefe e líder em uma empresa. Chefe é aquele que quando sai gera alegria e comemoração entre os colaboradores. Líder, por sua vez, é aquele que quando deixa uma empresa, por assumir novo desafio em sua carreira profissional, provoca um estado de luto entre seus parceiros de trabalho.

A sustentabilidade requer, para ter êxito, de um líder que acredita apaixonadamente no tema, que tenha uma visão de oportunidade e não só de risco, faça a inserção de valores na estratégia do negócio, invista na educação das partes interessadas e promova uma comunicação eficiente de ações e de valores.