Cotidiano

Líder rebelde ucraniano anuncia cessar-fogo unilateral

KIEV ? O líder rebelde ucraniano Zakharchenko anunciou um cessar-fogo unilateral a partir de meia-noite desta quarta-feira.

No início de setembro, uma trégua tinha entrado em vigor, mas três soldados ucranianos morreram em combates com os separatistas pró-Rússia no Leste do país.

? Na últimas 24 horas, três soldados ucranianos morreram e 15 ficaram feridos. Outro soldado está desaparecido ? afirmou o porta-voz militar ucraniano, Olexandre Motuziannyk.

Dois soldados morreram em combates perto de Stanitsa Luganska, na região de Luhansk, e outro perto de Chermalyk, a 70 quilômetros do reduto rebelde de Donetsk. Outro soldado faleceu na semana passada, o primeiro após o início do novo cessar-fogo.

Desde 1º de setembro está em vigor uma nova trégua no Leste da Ucrânia, cenário de um conflito entre as forças de Kiev e os separatistas pró-Rússia que deixou quase 10 dez mil mortos desde 2014. Este é o terceiro cessar-fogo anunciado em 2016, o que não impediu a continuidade dos combates.

No relatório mais recente, a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) registrou um ?aumento considerável das violações do cessar-fogo na região de Donetsk em 10 e 11 de setembro?.