Cotidiano

Líder petista diz que MP ?persegue? Lula e quer inviabilizar sua candidatura

BRASÍLIA – Aliados do ex-presidente Lula acusaram o Ministério Público Federal de “perseguir” o petista. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que o MPF não apresentou provas contra Lula, apenas “ilações” e que o objetivo é impedir que o ex-presidente dispute novas eleições, principalmente a eleição presidencial de 2018. Na mesma linha, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disse que a atuação do Ministério Público é “criminosa” contra Lula.

Humberto Costa classificou a apresentação do procurador Deltan Dallagnol de “um espetáculo dantesco”.

? Está se fazendo um verdadeiro malabarismo para tentar envolver o presidente Lula em corrupção. Não há uma prova concreta, é tudo ilação. É uma acusação frágil. Há uma perseguição política para tentar tirar de Lula a condição de disputar de eleições, como a de 2018. Escolheram o Lula como culpado e agora eles têm que tentar provar isso. São as ações mais escandalosas que já se assistiu na história _ disse Humberto Costa.

O senador contou que Lula esteve reunido ontem (terça-feira) com as bancadas da Câmara e do Senado, aproveitando que estivera em Brasília para a posse da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Na mesma linha, o deputado Paulo Pimenta disse que o PT está “indignado” com o comportamento do Ministério Público.

? Do nosso ponto de vista, o Ministério Público assume uma postura política, ideológica e de perseguição ao presidente Lula. Nos insurgimos, nos indignamos diante da tentativa do MPF de criar uma tese que toda essa estrutura política corrompida que funciona assim há décadas seja de responsabilidade de uma única pessoa chamada por ele de comandante em chefe desse esquema. Essa sim é uma atitude irresponsável, criminosa de tentar imputar a um indivíduo como o presidente Lula a responsabilidade sobre uma política perversa que se sustenta há décadas e que tentamos mudar em mais de uma oportunidade com reformas políticas que acabassem com o financiamento empresarial ? disse Pimenta.

Pimenta ainda cobrou do Ministério Público a citação de outros políticos. Para ele, esse “silêncio” comprova a tese de perseguição a Lula e ao PT.

? Teria que se apontar outras lideranças políticas que ocuparam cargos iguais ou que repetiram. Mas o silênico constrangido e criminoso do Ministério Público, do senhor Sérgio Moro sobre isso tira qualquer credibilidade da investigação e da denúncia apresentada hoje ? disse Pimenta.