Cotidiano

Líder indígena é assassinado em Alagoas

SÃO PAULO. João Natalício dos Santos Xukuru-Kariri, um dos líderes indígenas do Nordeste, foi morto a facadas na madrugada desta terça-feira na porta de casa, na aldeia Fazenda do Canto, em Palmeira dos Índios, Alagoas. Segundo relato do Conselho Missionário Indigenista, ele teria sido chamado por volta de 4 horas, quando se preparava para ir trabalhar na roça, por dois homens. Ao sair da casa, que fica na Terra Indígena Xukuru-Kariri, ele foi atacado.

Segundo Cristovão Marques Silva, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), ainda não é possível saber o que motivou o assassinato, que está sendo investigado pela polícia.

O conflito por terras em Palmeiras dos Índios foi acirrado depois de estudos que apontaram novas áreas como sendo de ocupação tradicional dos índios. Em 2013, o Ministério da Justiça alegou falta de verbas para fazer o levantamento fundiário da Terra Indígena Xukuru-Kariri e o trabalho foi suspenso. O relatório anterior, homologado em 2010 pelo Ministério, apresentava como área indígena 7.073 hectares, o que incluia mais de 400 propriedades, entre elas grandes fazendas.

O processo de demarcação da terra indígena se arrasta por mais de duas décadas. Em 2013, quando o levantamento fundiário foi suspenso, o Conselho Missionário Indigenista denunciou interferência de políticos de Alagoas, que teriam pedido a suspensão dos trabalhos de demarcação.

Nesta segunda-feira, João Natalício havia participado da abertura do II Seminário Pedagógico: A Caminhada dos Guerreiros e Guerreiras Xukuru-Kariri, que inclui rodas de conversas com jovens indígenas e discussão sobre a conjuntura política e a questão territorial.