Cotidiano

Líder do PT no Senado nega acordão para livrar Dilma de punição

SÃO PAULO ? O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), negou nesta sexta-feira que o partido tenha feito um acordão para livrar a ex-presidente Dilma Rousseff da suspensão de seus direitos políticos por oito anos. Costa deu a declaração ao chegar para reunião da Executiva do PT, em São Paulo, com a presença do ex-presidente Lula, que iniciará as discussões sobre os rumos da legenda no período pós-impeachment.

? Acordão entre quem? Não tínhamos como fazer um acordo com o PMDB. Essa proposição (de fatiamento) foi uma inciativa da defesa. Se alguém conversou com alguém, os senadores não participaram disso – disse o líder.

Costa revelou que a ideia de pedir o fatiamento surgiu uma semana antes da votação e que alguns senadores foram sondados “para ver a receptividade”.

? Percebemos que havia receptividade.

O petista negou ainda que a senadora Katia Abreu (PMDB-TO) tenha articulado a ideia.

? Não sei se houve alguma outra articulação que não passou pelos senadores do PT.

Para Costa, a não cassação dos direitos políticos, porém, não permitirá que Dilma dispute eleições. O líder acredita que a ex-presidente será enquadrada pela Lei da Ficha Limpa porque foi condenada por um tribunal colegiado. O senador afirmou ainda considerar arriscado a iniciativa do PSDB de ir ao STF contestar a absolvição de Dilma no julgamento sobre a perda dos diretos políticos

? Imagino que é uma atitude arriscada da parte deles. O Supremo tem evitado o tempo todo se manifestar sobre o mérito, se houve crime ou não de responsabilidade. Na medida que eles questionam uma das penas, abrem a possibilidade também do Supremo avaliar no mérito. É uma faca de dois gumes.

Na reunião desta sexta-feira, o PT deve discutir apenas a conjuntura política. O presidente da legenda, Rui Falcão, disse no início do encontro que houve um acordo entre as correntes partidárias para discutir apenas esse tema. Questões como a data do encontro extraordinário da legenda não entrarão na pauta.