Cotidiano

Líder do PCdoB em Porto Alegre adere a candidato do PMDB

IMG_4392.JPGPORTO ALEGRE ? A deputada estadual Manuel D’Ávila (PCdoB-RS), ex-deputada federal, disse que é contra o voto nulo no segundo turno em Porto Alegre e que sua opção será votar no candidato do PMDB, Sebastião Melo, para derrotar o candidato do PSDB, Nelson Marchezan Júnior. A candidatura de Melo é formada por uma coligação com 14 partidos, inclusive o DEM.

Manuela disse ao GLOBO que não poderia adotar a postura de voto nulo e avisou que fará oposição ao governo de Melo, caso ele se eleja no próximo domingo. Melo, em 2014, não apoiou a chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer. Marchezan lidera a corrida eleitoral, chegando a 57% das intenções de votos válidos na última pesquisa Ibope, divulgada na noite de sexta-feira.

? Não acredito na tese do voto nulo. Essa decisão dura um dia. Mas existem muitas diferenças entre Melo e Marchezan, de trajetórias, de campos na política. Não governaremos com o Melo, somos oposição ao grupo dele nos últimos 12 anos, mas Marchezan é apoiado pelo MBL, é filho de um líder de governo na ditadura (Nelson Marchezan). Existe uma diferença entre Marchezan pai e o Fernando Henrique, por exemplo ? disse Manuela ao GLOBO.

Marchezan Júnior é criticado pelos opositores por receber apoio de integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL). O tucano é filho de Nelson Marchezan, que foi líder do regime militar na Câmara e pertenceu ao PSDB, até falecer. Já Marchezan Júnior é presidente regional do PSDB e deputado federal. Nas redes sociais, ele reiterou hoje que tem “muito orgulho”do pai, com quem aprendeu a ter “ética?.

PCdoB DIVULGA NOTA CONTRA VOTO NULO

No dia 13 de outubro, o PCdoB do Rio Grande do Sul divulgou nota oficial fazendo campanha contra o voto nulo.

?É fundamental não elegermos Marchezan. Isso não significa que Sebastião Melo do PMDB seja a melhor alternativa. Sabemos das limitações da atual gestão, do esgotamento de seu projeto político que transformou nossa cidade numa capital violenta, desigual e excludente. A diferença é que com Marchezan tudo isso se agravará mais ainda! É por isso que o PCdoB se posiciona contrário à Marchezan! Nenhum voto no PSDB!?, diz a nota, que está nas mídias da deputada estadual.

Em 2014, Melo, como a maior parte do PMDB gaúcho liderado pelo ex-senador Pedro Simon, votou em Marina Silva (então candidata pelo PSB). No segundo turno, o grupo de Simon ficou justamente com o tucano Aécio Neves (PSDB). Nesta quarta-feira, Manuela participou de almoço com intelectuais, que acabou tendo a participação de Melo e de sua candidata a vice, a deputada estadual Juliana Brizola (PDT).

O almoço desta quarta-feira reuniu personalidades que apoiaram, no primeiro turno, as candidaturas de Raul Pont (PT) e Luciana Genro (PSOL), que ficaram de fora do segundo turno. Nos bastidores, a assessoria de Melo estava preocupada com a reação dos intelectuais à presença de Melo e Juliana no encontro. Por isso, nem constava da agenda do candidato.

Manuela fez campanha por Raul Pont no primeiro turno, se empenhando, apesar das rixas entre PT e PCdoB em outras eleições na cidade, principalmente quando ela disputou o cargo com Maria do Rosário (PT-RS), que foi ao segundo turno com José Fogaça (PMDB), eleito na época.

Ao fim do primeiro turno, Pont e Luciana Genro anunciaram que não apoiariam nenhum candidato.

? Mas eu não sou do PT ou do PSOL. Tenho responsabilidade com minha cidade ? disse Manuela, ao ser questionada por que não seguiu a postura do petista, a quem apoiou.

A ex-presidente Dilma Rousseff já disse que não votará neste segundo turno e justificará o voto. Dilma alegou que não quer outro tumulto como o ocorrido no primeiro turno, quando houve confusão na escola onde a petista vota. Ela votou em Pont.

Do lado de Marchezan, ele recebeu apoio expressivo da surpresa da campanha no primeiro turno ? o candidato do PTB, Maurício Dziedricki, que terminou em quarto lugar, encostado em Raul Pont. Com estilo parecido ao de Marchezan, o jovem candidato aparece nas propagandas ao lado do tucano.

Nesta quarta-feira, Maurício e Marchezan apareceram caminhando juntos. Maurício pediu votos para Marchezan e prometeu que governarão juntos, caso o tucano seja eleito. Na verdade, os dois partidos (PSDB-PTB) tem cargos na atual administração de José Fortunati (PDT).

? Agora, é Marchezan ? diz Maurício.