Cotidiano

Líder do Estado Islâmico em Afeganistão e Paquistão morreu em ataque dos EUA

PESHAWAR ? O líder do braço do Estado Islâmico no Afeganistão e no Paquistão foi morto no mês passado pelo ataque de um drone dos EUA, disse uma autoridade americana nesta sexta-feira. A ofensiva aconteceu no dia 26 de julho e resultou na morte de Hafiz Saeed Khan. A informação havia sido adiantada mais cedo pelo embaixador afegão no Paquistão.

A morte do líder vem como um golpe para os esforços de expansão dos jihadistas a partir dos seus redutos na Síria e no Iraque para o Afeganistão e o Paquistão. Nestes dois últimos países, já há vários movimentos jihadistas, incluindo o Talibã e a Al Qaeda.

Esta é a segunda morte de um militante proeminente executada pelos Estados Unidos na região em meses. Em maio, um ataque de um drone no Paquistão matou o mulá Akhtar Mansour, líder do Talibã afegão.

No entanto, a guerra de 15 anos no Afeganistão continua sem uma vitória clara à vista. Combatentes do Talibã têm ameaçado pelo menos duas cidades ? Helmand e Kunduz. Um relatório do governo norte-americano afirma que forças afegãs perderam 5% de território neste ano.

O Estado Islâmico está em sua maior parte confinado a alguns distritos da província de Nangarhar no Afeganistão. No Paquistão, militantes do grupo são responsabilizados por ataques a vilas e postos do governo ? a maior parte deles desertores do Talibã.

Ainda assim, preocupações de que o Estado Islâmico poderia estar ampliando o seu alcance operacional se intensificaram nesta semana. O grupo assumiu a responsabilidade por um ataque contra um hospital paquistanês que matou pelo menos 74 pessoas em Quetta, no Sudoeste do país. Uma facção do Talibã paquistanês também assumiu a responsabilidade pela ação.