Cotidiano

Líder do DEM na Câmara é agredido no aeroporto de Manaus

Ele foi hostilizado por um grupo contrário ao impeachment de Dilma Rousseff

RIO — O deputado Pauderney Avelino (AM), líder do DEM na Câmara, foi agredido no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, na manhã desta sexta-feira. Ao chegar à capital amazonense, ele foi hostilizado por um grupo contrário ao impeachment de Dilma Rousseff, até que um manifestante chega a agredi-lo fisicamente.

Imagens divulgadas na internet mostram o parlamentar caminhando pela área de desembarque, seguido por manifestantes que o chamam de “golpista”. O deputado parece responder com bom-humor, até que o grupo chega à area externa do aeroporto. Do lado de fora, entre faixas com os dizeres “golpista” e “tradior da pátria”, um homem mais exaltado parte para cima do deputado e, aparentemente, esfrega o cartaz em sua cara. Funcionários do aeroporto aparecem então para impedir que o clima esquente mais.

Por meio de seu perfil no Facebook, Pauderney informou que compareceu à Polícia Federal para registrar queixa da agressão, junto com uma foto do momento em que deixa a delegacia.

Em um vídeo divulgado por meio da rede social, o deputado, que teve atuação destacada pelo impeachment de Dilma Rousseff, relaciona a agressão a manifestantes inconformados “com o desfecho da crise promovida pelo governo do PT”.

— O Brasil não quer agressão. Os brasileiros são pacíficos — diz ele, emendando com o slogan usado pelo novo governo Temer:

— O que nós precisamos é de ordem e progresso.