Cotidiano

Líder diz que Farc continuará como partido político

LLANOS DEL YARI, Colômbia – O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Rodrigo Londono, o comandante Timochenko, disse que os rebeldes continuarão sua luta como partido político legal, após a conclusão do processo de paz.

A declaração foi feita neste sábado, durante o décimo congresso dos rebeldes, o último como grupo guerrilheiro, que foi aberto à imprensa pela primeira vez. Timochenko acrescentou que as Farc pretendem disseminar a mensagem de um partido político desarmado.

? Nossa maior aspiração é atingir muitos com a nossa mensagem até que a torrente para a transformação seja esmagadora ? disse Timochenko, dirigindo-se a centenas de combatentes reunido no Sul da Colômbia para tratar dos detalhes do acordo de paz que está nas últimas etapas de negociação com o governo do presidente Juan Manuel Santos.

? Nesta guerra, não há vencedores ou vencidos. A maior satisfação sempre será ter alcançado a paz ? Acrescentou Timochenko, que vestia uma camiseta com a imagem do fundador das Farc, Manuel Marulanda.

Depois de quase quatro anos de negociações, as Farc e o governo colombiano chegaram a um acordo final de paz no mês passado, que será assinado em 26 de setembro por Timochenko e por Santos. Os colombianos terão a última palavra durante um plebiscito em 2 de outubro. Muitos estão indignados com o fato de que a liderança das Farc não enfrentará a prisão, e se preocupam com uma possível tentativa de conversão de uma nação tradicionalmente conservadora aos ideais marxistas do grupo.