Cotidiano

Líder de pesquisas em Curitiba diz que vomitou por ?cheiro de pobre? e depois pede desculpa

14368659_1070654526337751_5991940856517923441_n.jpgRIO – O ex-prefeito de Curitiba e candidato ao posto municipal nesta eleição Rafael Greca (PMN) foi alvo de críticas após ter afirmado na noite desta quinta-feira que vomitou na primeira vez que tentou ?carregar um pobre no carro?. Líder na mais recente pesquisa de intenção de voto em Curitiba, com 45%, Greca usou sua página no Facebook nesta sexta-feira para dizer que a frase foi tirada de contexto.

Greca participava de sabatina promovida pelo jornal “Bem Paraná” e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

? Eu coordenei o albergue Casa dos Pobres São João Batista para a igreja católica durante 20 anos. Eu nunca cuidei dos pobres. Eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez que eu tentei carregar um pobre no meu carro eu vomitei por causa do cheiro ? afirmou.

Na postagem no Facebook, ele disse que a declaração foi descontextualiza ?para tentar enganar as pessoas?.

?Ontem, durante a Sabatina na PUC, ao exaltar o difícil trabalho dos educadores sociais e das irmãs de caridade, comentei sobre o quão difícil é o trabalho de resgate social.. Com sinceridade disse que não tenho a capacidade desses profissionais para o resgate, mas que acima de tudo, admiro, respeito, faço e farei o possível e impossível para mudar o quadro de abandono nas ruas. Agora, divulgam um pedaço do vídeo contra mim. Assista a verdade na íntegra e refute a mentira dos desesperados. Mesmo assim peço perdão pela minha falta de clareza ao relatar a minha primeira experiência com o resgate social?, escreveu.

Greca-lavatório-650x361.jpgEsta não é, porém, a primeira polêmica que envolve o nome de Greca na eleição. Na quarta-feira, a prefeitura abriu uma sindicância sobre o sumiço de dois lavatórios e uma cristaleira do acervo do museu municipal Casa Klemtz. Uma reportagem publicada pelo jornal ?Folha de S.Paulo? afirma que oito anos depois do sumiço dos itens, eles apareceram em fotos divulgadas pelo próprio Greca em posts na rede social. A casa foi comprada pelo município na época da gestão de Greca e transformada em patrimônio público.

?Diante das denúncias publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo na edição desta quarta-feira (21), a respeito de três obras de arte desaparecidas do acervo da Fundação Cultural de Curitiba, a Procuradoria Geral do Município abriu uma sindicância para apurar o caso. O desaparecimento de 12 itens do acervo da Casa Klemtz ? adquirida pelo Município em 1995, na gestão Rafael Greca ? consta de relatório do ano 2001, confirmado por um inventário do acervo municipal realizado em 2013, no início da atual gestão. O registro oficial sobre o desaparecimento inclui fotos e descrição técnica de todos os itens. Após o relatório de 2013, a FCC abriu procedimento administrativo para apurar indícios de autoria do desaparecimento dessas obras. Agora, a FCC encaminhará o procedimento à PGM e o caso será apurado com base nas novas informações publicadas pela Folha?, diz a nota da prefeitura.

Greca afirmou, entretanto, que desconhece ?qualquer ?desaparecimento? de acervo? durante a sua gestão.

?Esclareço que o mobiliário da minha casa, conforme fotos postadas por mim voluntariamente na minha página pessoal, pertence ao acervo da família. No caso específico são objetos da herança do meu avô, Manoel Valdomiro de Macedo, legados por seu pai, o comendador José Ribeiro de Macedo (1840-1917), e do acervo da família Bernardo Pericás, legado dos avós de Margarita, minha mulher. Se há semelhança é de estilo do mobiliário da época, comum nas residências tradicionais de Curitiba, grande centro de produção moveleira?, disse em nota.