Cotidiano

Líder de extrema-direita alemã vira alvo de críticas por comparar imigrantes a esterco

BERLIM ? A líder do partido populista de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), Frauke Petry, está sendo duramente criticada no espectro político alemão por conta dos relatos de que comparou imigrantes a esterco na última segunda-feira. Em um discurso na cidade de Stuttgart, ela teria desprezado o ideal da diversidade social, segundo o jornal ?Frankfurter Allgemeine Zeitung?.

? O que deveríamos fazer da campanha ?A Alemanha é colorida?? Uma pilha de compostagem é colorida também ? disse a líder política, segundo o jornal.

Os representantes de Petry não comentaram os relatos. O seu partido anti-imigração conquistou grandes avanços neste ano e deverá ganhar assentos no Parlamento alemão em 2017.

Os conservadores, os social-democratas e o Partido Verde se uniram para condenar os comentários. As três legendas vêm sendo abaladas pelo avanço do AfD.

? Os insultos verbais de Frauke Petry atingiram um novo nível. Pessoas estão sendo sistematicamente demonizadas e jogadas umas contra as outras ? disse o líder social-democrata Leni Breymaier.

O AfD foi criado em 2013 como um partido eurocético, mas Petry guiou a legenda a legenda à direita com um discurso anti-imigração. Com a chegada de 900 mil refugiados à Alemanha no ano passado, o partido conquistou mais espaço na política e agora tem representações em 10 dos 16 estados do país.

A maioria dos membros do Partido Conservador, da chanceler Angela Merkel, descartam a possibilidade de formar uma aliança com o AfD. No entanto, recentemente já há quem recue desta posição. O conservador Hermann Winkler, por exemplo, disse à imprensa local que os conservadores deveriam lançar mão de uma coalizão para evitar que o país siga o caminho a uma república de esquerda.