Cotidiano

Líder da operação que matou Jean Charles vira chefe da polícia londrina

65060747_FILE PHOTO Britain%27s Metropolitan Police Deputy Assistant Commissioner Cressida Dick attend.jpg

LONDRES ? A policial que chefiou a operação que matou o brasileiro Jean Charles foi promovida, nesta quarta-feira, a chefe da polícia de Londres. Com experiência no combate ao terrorismo, Cressida Dick é a primeira mulher a assumir o cargo. Em julho de 2005, ela estava no comando da operação da Scotland Yard que confundiu Jean Charles com um possível terrorista e o matou no metrô.

Aos 27 anos, o brasileiro foi baleado sete vezes na cabeça e morreu na estação de Stockwell. A polícia achou que Charles era o terrorista etíope Hussein Osman ? suspeito que havia tentado, junto com mais três extremistas, explodir a rede de transporte público de Londres no dia anterior.

A família de Charles pediu que todos os agentes envolvidos no caso fossem condenados. Mas a Procuradoria considerou que Cressida não deveria ser processada, embora a Scotland Yard tenha sido considerada responsabilizada pela tragédia.38519847_An undated family picture shows Brazilian electrician Jean Charles de Menezes working out a.jpg

A investigação apontou os erros que a Scotland Yard cometeu na ação. A polícia alegou que o brasileiro apresentava um comportamento suspeito e carregava drogas no dia da operação. De fato, Jean Charles pulara a roleta do metrô e, ao ser abordado pelos policiais, correu, e não obedeceu à ordem de parar. Os agentes, então, atiraram. Em 2011, os advogados da família de Jean Charles e a Scotland Yard chegaram a um acordo sobre a indenização devida: cerca de R$ 300 mil, apenas um terço da quantia pleiteada.

Em 2007, Cressida foi promovida e passou a ser encarregada da proteção à família real britânica. Mais tarde, chefiou a unidade de combate ao terrorismo e foi a diretora nacional de segurança para os jogos olímpicos de Londres em 2012.38547891_23072005 - Foto Reprodução -TV Globo - Jean Charles de Menezes brasileiro morto por engan.jpg