Cotidiano

Líder da extrema-direita lidera pesquisas para eleições francesas

FRANCE-ELECTION_LE PEN-G5P32PH12.1.jpg

PARIS ? A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, passou a liderar as pesquisas de opinião para as eleições presidenciais do seu país. Na sondagem mais recente, a candidata da Frente Nacional (FN) ultrapassou o ex-premier conservador François Fillon em 1,5 ponto percentual, com total de 26,5% das intenções de voto. De uma legenda ultranacionalista, Le Pen mantém forte discurso anti-imigração, que ganha força durante a crise de refugiados que atinge a Europa.

No entanto, as pesquisas indicam que Fillon ainda lidera a disputa em um eventual segundo turno em maio contra Le Pen. O conservador, neste cenário, tem 64% das intenções de voto ? contra 36% para a candidata da extrema-direita. A pesquisa, cuja margem de erro é de 1,3 ponto percentual, foi realizada entre os dias 3 e 5 de janeiro, com uma amostra de 1.860 eleitores.

Ao ?Independent?, o cientista político britânico Anand Menon disse que, embora o resultado seja importante, é necessário não exagerar no seu significado a esta altura da corrida presidencial. A candidatura de Le Pen avança em meio a uma onda populista em Europa e EUA ? exponenciada, sobreuto, nos recentes meses, pelas vitórias dos partidários do Brexit, no Reino Unido, e do republicano Donald Trump, nos EUA.

? É importante não nos precipitarmos, mas Le Pen obviamente está em uma posição forte. As primárias da esquerda serão cruciais, porque há pesquisas que agora colocam Emmanuel Macron na frente de ambos, Fillon e Le Pen ? disse o cientista ao jornal britânico.

No sábado, o popular ex-ministro da Economia da França, Emmanuel Macron, dará início à sua campanha para a presidência francesa com um evento em Paris. Macron, de 38 anos e no passado protegido pelo presidente François Hollande, enfrentou fortes críticas dos socialistas por decidir se candidatar como independente na eleição de 2017, saindo da estrutura do partido.

Ele recusou firmemente apelos, mais recentemente do ex-premiê Manuel Valls, que busca a candidatura do Partido Socialista, para se juntar à tentativa da esquerda de decidir um único candidato para e eleição.

Macron, ex-banqueiro de investimentos, espera participação de mais de 5 mil pessoas em seu evento no sábado, ofuscando a modesta reunião do fim de semana passado dos Socialistas, onde os grandes nomes do partido lutaram para reenergizar presentes no evento que só contou com 2.500 pessoas.