Esportes

Libertadores será disputada de fevereiro a novembro a partir de 2017

A partir do ano que vem, a Copa Libertadores da América passará ser disputada entre os meses de fevereiro e novembro. Com isso, a maior competição de clubes da América do Sul passará a ter duração de 42 semanas, em vez das 27 disputadas até a edição de 2016. A decisão foi tomada pelo Comitê Executivo da Conmebol

O presidente da Conbebol, Alejandro Domínguez, que se reuniu com a cúpula da entidade e diretores de alguns clubes, informou, em comunicado, que o objetivo da mudança é aumentar a competitividade do torneio, de modo a naão forçar que as equipes tenham que escolher priorizar os campeonatos nacionais ou a Libertadores. Entre os presentes na reunião, estavam o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, o presidente da Federação Mineira, Castellar Guimarães Neto, e o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney.

? Depois de uma análise criteriosa das necessidades e características próprias do futebol sul-americano, decidimos adotar o calendário anual para a Libertadores. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. Essa mudança nos permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e, além disso, potencializar a qualidade de jogo das copas continentais ? argumenta Domínguez.

MAIS CLUBES NA LIBERTADORES E MUDANÇAS NA SUL-AMERICANA

Além de mais longa, a Libertadores também contará mais equipes: de 38 para 42. A Conmebol ainda definirá nas próximas semanas como as quatro novas vagas serão distribuídas entre os países. Pelo Twitter, Alejandro Dominguez também deu a entender que a final da Libertadores poderá ser disputada em jogo único e com campo neutro, a exemplo do que ocorre na Liga dos Campeões.

– Analisando estatísticas das finais da Copa Libertadores, time local no segundo jogo ganhou 7 de 10. Justiça desportiva exige final única em campo neutro – destacou o dirigente.

A Copa Sul-Americana também terá mudanças, sendo disputada entre junho e dezembro, e receberá equipes eliminadas na Libertadores. Outra novidade que já passará a valer a partir de 2017 é de que dez dos clubes eliminados da Libertadores terão a oportunidade de competir na Sul-Americana.

final libertadores jogo único