Esportes

Liberados pelo COI, russos começam a chegar no Rio

SPORT-DOPING_RUSSIA-GBH2QU0L1.1.jpg

Horas depois de o Comitê Olímpico Internacional (COI) ter liberado a Rússia para participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os primeiros membros da delegação do país começaram a desembarcar na cidade.

A Rússia mandará 339 atletas para os Jogos. Apenas a equipe de atletismo está fora, pois foi banida pela Federação Internacional devido ao esquema sistemático de doping do país denunciado num dossiê da Agência Mundial Antidoping (Wada).

Mais cedo, ao liberar a participação russa nos Jogos, o COI deixou a decisão final a critério das federações internacionais responsáveis por cada esporte. Algumas federações, como a de tênis, já se manifestaram.

LEIA MAIS: Delatora de doping na Rússia é vetada na Rio-2016

– Os atletas russos das 28 modalidades olímpicas precisam assumir as consequências da responsabilidade coletiva (do país) e a presunção de inocência não pode ser aplicada. Por outro lado, a justiça individual precisa ser aplicada, e todo atleta precisa poder provar que a responsabilidade coletiva não pode ser aplicada no seu caso – explicou o COI através de comunicado.

A decisão de não banir os atletas da Rússia da Olimpíada do Rio foi criticada pela Agência Antidoping dos EUA (Usada), através de nota. A Usada foi uma das 10 agências antidoping que enviou uma carta ao COI pedindo que nenhum atleta russo pudesse competir na Rio-2016, devido às evidências de participação do governo do país no encobrimento de casos de doping.

Já os russos agradeceram a decisão do COI e prometeram levar o maior número possível de atletas para os Jogos.

– Celebramos que o COI, entre a responsabilidade coletiva e os direitos concretos dos atletas, tenha decidido que cada atleta cuja reputaçao seja impecável e sem histórico de doping, tenha o direito de participar dos Jogos Olímpicos – disse o ministro do Esporte, Vitaly Mutko.