Cotidiano

Política anti-migratória de Trump faz cair procura por viagens turísticas aos EUA

65513192_NEW YORK NY - MARCH 1 A group of tourists pose for a group picture .jpg

WASHINGTON ? A procura por viagens com destino ao Estados Unidos registrou uma queda para os próximos meses, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira. Segundo a sondagem, o número de reservas de voos para o país vem diminuindo, sobretudo, em reação às ordens executivas anti-imigração do presidente Donald Trump. Um novo veto migratório deverá ser assinado pelo republicano nas próximas horas, após a versão original do seu decreto ter sido derrubada pela Justiça.

De acordo com a empresa ForwardKeys, responsável pela pesquisa, houve uma queda na procura de voos entre os EUA e o Oriente Médio, principalmente após o bloqueio de Trump. Em janeiro, o presidente vetou a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana e de refugiados nos EUA.

? O governo incerto e a retórica do presidente parece estar afastando os visitantes dos Estados Unidos ? afirmou o fundador da ForwardKeys, Olivier Jager.

Segundo o site de pesquisas de viagens Kayak, a procura por voos da Europa para os Estados Unidos também diminuiu desde as eleições americanas.

Depois do veto migratório, instituído em janeiro, as viagens internacionais para os EUA tiveram uma queda de 6,5% nos oito dias que se seguiram, conforme apontou o relatório do mês passado da ForwardKeys. Neste novo levantamento, o número de reservas voltou a crescer após a corte americana suspender o veto, mas caiu novamente com o anúncio de um novo decreto de viagens.

Em geral, as reservas para viajar aos EUA devem cair 0,4% nos próximos três meses em relação ao ano passado. A expectativa é bem diferente do que se previa no início do ano, quando acreditava-se que as viagens cresceriam em 3,4%

O levantamento mostrou ainda que as reservas para viajar dos EUA ao Oriente Médio também caíram. Quatro semanas após Trump assinar seu decreto, o índice caiu em 27% na comparação com o ano passado.